Geral

Mais de 350 pacientes foram atendidos no Mutirão do Olho Diabético

12/11/2017
Mais de 350 pacientes foram atendidos no Mutirão do Olho Diabético

Hoje (10.11), centenas de pacientes passaram por exames gratuitos durante o 2º Mutirão do Olho Diabético. A ação, alusiva ao mês de combate ao diabetes, o novembro azul, aconteceu na sede do Instituto de Olhos de Maceió (IOM) e teve como objetivo a prevenção e controle da doença. Na ocasião foram realizados exames gratuitos, tratamentos, agendamento de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e palestras de conscientização sobre o tema.

De acordo com Dr. Allan Teixeira Barbosa, Diretor Geral do IOM, o mutirão foi uma grande oportunidade para a população que mais precisa. “Realizamos 352 atendimentos, sendo 20% desses atendimentos encaminhados para aplicação de laser na retina e 10% agendados para cirurgia pelo SUS. Os pacientes foram atendidos por uma equipe de retinólogos do corpo clínico do IOM, com agilidade e sem burocracia”, avalia.

Durante a manhã, além dos atendimentos aconteceram palestras de orientação para os pacientes. Os temas foram “Cuidados com o Pé Diabético”, ministrada pelo Angiologista, Dr. Willagran Vasconcelos, em seguida o Endocrinologista, Dr. Diógenes Bernardes, falou sobre “Aspectos gerais da Diabetes” e por fim, com o tema “Retinopatia Diabética”, o Oftalmologista, Dr. Ricardo Watanabe, esclareceu dúvidas dos ouvintes.

Os pacientes
A aposentada Maria José dos Santos Silva, de 64 anos, ficou feliz com a oportunidade. “Amei o atendimento, foi de Deus mesmo, veio na hora certa. Fui muito bem atendida”, revela. O senhor Mauro Gomes da Silva é carreteiro e já deixou de trabalhar a noite por conta da dificuldade para enxergar, “fui adiando essa consulta, agora aproveitei a oportunidade pra me cuidar. O atendimento foi muito bom, principalmente para quem não tem condições”, afirma.
Dona Iracilda Gomes, de 49 anos, descobriu recentemente que é diabética. “Procurei o mutirão para fazer o controle, está tudo bem comigo. O atendimento foi melhor do que em muitas clínicas, bem rápido”, elogia a paciente.

O novo atendimento à população tem data marcada, “devido ao sucesso da segunda edição do mutirão, o IOM se compromete a realizar novamente a ação em novembro de 2018, durante o movimento novembro azul”, declara o Dr. Allan Teixeira Barbosa.

O diabetes no Brasil
De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS mais de 16 milhões de brasileiros sofre de diabetes, sendo que a doença mata 72 mil pessoas por ano. Além da retinopatia diabética, que pode causar a cegueira, o diabetes é uma das principais causas de insuficiência renal, amputação de membros e doenças cardiovasculares.

Sobre o IOM
O Instituto de Olhos de Maceió foi fundado há mais de 20 anos, pelo Dr. Allan Teixeira Barbosa, com o objetivo de oferecer um atendimento oftalmológico de qualidade em Maceió. Hoje reúne um corpo clínico com profissionais altamente qualificados e experientes (especialistas, mestres e doutores). Atualmente tem como ação de responsabilidade social o AMAM – Projeto de Assistência Médica Ambulatorial Móvel – que conta com um consultório móvel e itinerante, montado em um ônibus adaptado e totalmente equipado que desde 2006, leva a qualquer lugar o atendimento de excelência oferecido pelo Instituto.

Tags: