Geral

UE do Agreste coordena grupo estadual para prevenção do suicídio

13/10/2017
UE do Agreste coordena grupo estadual para prevenção do suicídio
UE do Agreste reúne especialistas para debater causas e medidas de prevenção ao suicídio.  Carla Cleto

UE do Agreste reúne especialistas para debater causas e medidas de prevenção ao suicídio. Carla Cleto

Por conta do elevado número de tentativas de suicídios em Arapiraca e cidades vizinhas, psicólogos da Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, criaram um grupo estadual para coleta de dados e informações acerca da situação. Enquanto a média nacional é de cinco tentativas de suicídio por 100 mil habitantes, o levantamento mais recente mostra que Arapiraca tem índice de 10 tentativas por grupo de 100 mil habitantes.

Em razão disso, um grupo de psicólogos da UE do Agreste irá convidar outros profissionais de saúde, bem como representantes de universidades, para estudar as causas das tentativas de suicídio e juntos buscarem estratégias de prevenção.

Segundo a psicóloga Mônica Leal, a primeira reunião do grupo ocorreu no dia seis deste mês, no campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca. “Nossa ideia é realizar uma reunião por mês, onde serão apresentadas as informações obtidas na coleta e, a partir delas, serão traçadas estratégias de prevenção”, explica.

Além da UE do Agreste, o grupo conta com especialistas da Uneal, Ufal, Centro de Valorização da Vida (CVV), HGE, Caps, IML e profissionais que trabalham em unidade básica de saúde. “Esse trabalho, envolvendo todas essas instituições em prol do estudo da causa, é pioneiro no Brasil. Atualmente, entre todos os países, o nosso ocupa a oitava posição no ranking de tentativas de suicídio, sendo que a região Nordeste é a que mais registra casos desse tipo no mundo”, lembra Mônica Leal, acrescentando que o trabalho de criação do grupo foi proposto pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da UE do Agreste.

A meta do grupo é reunir todas as informações a respeito do problema de saúde pública, identificando suas causas, e elaborar um plano estratégico de prevenção ao suicídio. Quando concluído, o plano deverá ser apresentado à Câmara Municipal de Arapiraca, Assembleia Legislativa Estadual e aos representantes do Poder Executivo.