Geral

Testes do Olhinho e do Coraçãozinho são temas de curso promovido pela Sesau

20/10/2017
Testes do Olhinho e do Coraçãozinho são temas de curso promovido pela Sesau
Enfermeiras de sete municípios alagoanos participaram do I Curso Básico de Triagem Neonatal Carla Cleto e Olival Santos

Enfermeiras de sete municípios alagoanos participaram do I Curso Básico de Triagem Neonatal Carla Cleto e Olival Santos

Enfermeiras de sete municípios alagoanos participaram do I Curso Básico de Triagem Neonatal, cujos testes do olhinho e do coraçãozinho foram as pautas principais. O estudo é mais um esforço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em capacitar e qualificar profissionais dedicados à Atenção Básica e maternidades.

As enfermeiras são de Batalha, Murici, Pão de Açúcar, Pilar, São Luiz do Quitunde, Teotonio Vilela e União dos Palmares. Conforme a facilitadora do Núcleo de Saúde para a Primeira Infância da Sesau, Silvana Targino, também foram tratados temas relacionados à humanização, testes rápidos e saúde da criança e da mulher.

“Os dois testes são importantes para os bebês, pois detectam doenças que podem ser tratadas antes de se desenvolverem e agravarem a saúde da criança. Eles estão disponíveis a todos os cidadãos pelo SUS [Sistema Único de Saúde]; assim como o da orelhinha, que nesse momento não está em pauta, mas também abordamos no decorrer do curso”, explicou a facilitadora.

Para a enfermeira obstetra de Murici Amélia de Oliveira, o curso é mais uma conveniência para partilha de experiências com outros municípios e atualizações sobre a linha de cuidados. Ela acrescenta que o pré-natal em seu município tem 100% de cobertura e realiza uma média de 19 partos normais de risco habituais por mês.

“Temos trabalhado o parto humanizado e sendo agentes multiplicadores das boas práticas estratégicas. Também estamos em constante contato com a Sesau e outras maternidades, de União dos Palmares e da capital. Nosso objetivo é melhor atender nossas gestantes e recém-nascidos”, evidenciou a enfermeira.

O Teste do Olhinho, ou Teste do Reflexo Vermelho, objetiva diagnosticar as doenças da visão, como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo. Ele deve ser realizado na primeira semana de vida do recém-nascido, possivelmente ainda na maternidade e, ainda, pode ser feito na primeira consulta com o pediatra, repetido aos 4, 6, 12 e 24 meses.

Já o Teste do Coraçãozinho é um exame rápido e indolor, que pode salvar a vida dos bebês que nascem com problemas cardíacos. Este deve ser realizado entre as primeiras 24 e 48 horas de vida da criança.