Geral

Semarh encerra 36° lixão em Alagoas na Barra de São Miguel

09/10/2017
Semarh encerra 36° lixão em Alagoas na Barra de São Miguel

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) encerrou nesta segunda-feira (9), no município da Barra de São Miguel, o 36o lixão em Alagoas, dando cumprimento ao que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A partir de hoje, o município da Barra de São Miguel destinará seus resíduos para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) em Pilar.

O antigo lixão será cercado, com apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), para evitar que a população volte a jogar lixo na região. Segundo o prefeito da Barra de São Miguel, Zezeco, sua gestão vai traçar um planejamento para a área que por tantos anos serviu apenas para destino de lixo.

Durante a solenidade que encerrou o lixão, o secretário Alexandre Ayres fez destaques sobre a atuação do Governo de Alagoas para contribuir junto aos municípios para a gestão correta dos resíduos sólidos.

“Desde 2016, o Estado vem atuando firmemente para que as cidades encerrem os lixões. São 36 cidades que estão destinando corretamente os resíduos sólidos para a centrais de tratamento. Para seguir avançando, a Semarh implantou a Política Estadual de Resíduos Sólidos e entregou os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos, mecanismos importantes para construção de aterros sanitários, efetivação da coleta seletiva e consequentemente o fim dos lixões”, relatou o secretário Alexandre Ayres.

De acordo com o cronograma da Semarh, o próximo município a fechar seu lixão é o de Olho d’ Água Grande, localizado na região Agreste, previsto para o final de setembro.

Atualmente, as cidades que destinam adequadamente seus resíduos e encerraram seus lixões são: Olho d’ Água das Flores; Batalha; Senador Rui Palmeira; Carneiros; Monteirópolis; São José da Tapera; Olivença; Santana do Ipanema; Belo Monte; Pão de Açúcar; Maravilha; Palestina; Cacimbinhas; e Dois Riachos, na região do Sertão.

No Agreste, as cidades são: Arapiraca; Limoeiro de Anadia; Coité do Nóia; Igaci; Taquarana; Craíbas; São Sebastião; Lagoa da Canoa; Junqueiro; Feira Grande; Girau do Ponciano; Paulo Jacinto.

Os municípios da região metropolitana também encerraram os lixões. São eles: Pilar; Santa Luzia do Norte; Atalaia; Marechal Deodoro; Satuba; Messias; Mar Vermelho; Rio Largo e Coqueiro Seco.