Geral

Rede Sesi estimula crescimento pessoal e profissional dos professores

06/10/2017
Rede Sesi estimula crescimento pessoal e profissional dos professores

_DSC0089

A Rede Sesi de Educação abriu oficialmente as comemorações alusivas ao Dia do Professor (15 de outubro) na noite dessa quinta-feira, 5, com uma palestra do consultor e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luciano Salamacha, sobre a metodologia Stakehand.

O evento reuniu, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, docentes das unidades de ensino do Serviço Social da Indústria.

Baseada em neurociência, a matriz propõe cinco passos para a conquista de resultados, cada um deles representado por um dos dedos das mãos. A metáfora dos dedos, segundo Salamacha, simplifica a alavancagem de negócios e carreiras.

O dedo polegar é identificado com a força de vontade, o indicador representa o conhecimento, o mindinho é a resiliência, o anular com a disciplina e o médio é identificado com o planejamento.
Salamacha adianta que, nos próximos 15 dias, alunos do Sesi baixarão um aplicativo com essa matriz, onde receberão lembretes programados por eles mesmos, com o objetivo de ajudá-los a condicionar o comportamento conforme seus objetivos. A ferramenta é utilizada em empresas há cinco anos e, agora, será aplicada com foco na educação.

“O que a gente está fazendo aqui em Alagoas é algo inédito, que é aplicar essa matriz para a gente desenvolver com os alunos uma ferramenta para que esses estudantes possam focar o seu futuro. Se ele quer passar no vestibular, quais são as características que ele deve adotar, o que ele não pode esquecer e deve repetir”, explica o consultor.

Durante a palestra, que foi prestigiada pelo superintendente executivo do Sesi/AL, Carlos Alberto Paes, foram sorteados exemplares do livro de Salamacha sobre a metodologia apresentada, intitulado “Stakehand – Cinco passos simples para solucionar qualquer situação no seu dia a dia”.

Neste mês do professor haverá diversas ações para valorizar ainda mais estes profissionais na Rede Sesi. Cristina Suruagy, gerente executiva de Educação da entidade, conta que um professor, que já foi selecionado, apresentará um projeto em um encontro da Somos Educação que ocorrerá em São Paulo, representando Alagoas.

Também haverá encontros nas escolas, nos quais os docentes serão agraciados com brindes, entre outras atividades. “O que a gente quer é que nossos profissionais cresçam, pessoal e profissionalmente, para que consigam transmitir aos nossos alunos tudo o que se espera deles, porque a gente tem uma missão enorme enquanto professor, porque a gente vira espelho. E quanto mais a gente cresce, mais consegue passar coisas boas”, destacou Cristina.