Geral

Líder catalão diz buscar independência, mas antes quer diálogo com a Espanha

10/10/2017
Líder catalão diz buscar independência, mas antes quer diálogo com a Espanha
 Carles Puidgemont no parlamento regional em Barcelona no dia 10 de outubro de 2017 Foto: BBCBrasil.com

Carles Puidgemont no parlamento regional em Barcelona no dia 10 de outubro de 2017
Foto: BBCBrasil.com

O presidente catalão Carles Puidgemont anunciou na tarde desta terça-feira que “como presidente, quero seguir o desejo do povo catalão pela independência”, mas propôs que o parlamento suspenda os efeitos da separação para reestabelecer o diálogo com o Estado espanhol.

 Em um pronunciamento no próprio parlamento, Puidgemont falou sobre as consequências do polêmico referendo de cisão entre Catalunha e a Espanha, que ocorreu no último dia 1. Em um clima de manifestações separatistas e repressão da polícia espanhola, a maior parte dos votantes expressou o desejo de separação. O referendo, no entanto, não é reconhecido pela Espanha e teve participação de menos da metade (43%) do eleitorado.

Puidgemont disse que a Catalunha tem o direito de ser país e de ser respeitada, mas que está aberta para o diálogo. “Estamos sempre dispostos a conversar”, afirmou.

Disse que quer trabalhar para a estabilidade econômica e para a segurança e defendeu diálogo e tolerância. Também disse que a única forma de progressir é com respeito à democracria.

Puigdemont discursou para o parlamento regional da Catalunha, em Barcelona, com uma hora de atraso em relação ao horário esperado – o que pode indicar que houve uma mudança de planos de última hora ou uma tentativa de mediação internacional.

Catalães se aglomeram diante do parlamento regional em Barcelona no dia 10 de outubro de 2017