Cidades

IMA/AL e BPA realizam ações de monitoramento de lixões no Estado

20/10/2017
IMA/AL e BPA realizam ações de monitoramento de lixões no Estado
Os municípios vistoriados foram Capela, Cajueiro e Barra de São Miguel Foto: Ascom/IMA

Os municípios vistoriados foram Capela, Cajueiro e Barra de São Miguel Foto: Ascom/IMA

A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), em ação conjunta com o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), esteve em ação de verificação dos lixões do Estado, nessa quarta-feira (18). Os municípios vistoriados foram Capela, Cajueiro e Barra de São Miguel. Durante a ação, algumas irregularidades foram identificadas.

No município de Capela, foi constatado que a prefeitura não está realizando a destinação ambiental adequada dos resíduos sólidos gerados no município. A prefeitura recebeu autuação no valor de R$ 29,959 mil.

O lixão do município de Capela encontra-se desativado, entretanto não foi apresentado o certificado de destinação final dos resíduos. A prefeitura informou que o material estava sendo levado para o município de Cajueiro.

Em Cajueiro, a situação se mostrou ainda mais grave. A prefeitura recebeu autuação no valor de mais de R$ 274.000,00 pelo lançamento de resíduos sólidos em desacordo com a lei ou atos normativos.  A gravidade se deu pelo aumento da extensão do dano ambiental.

No município de Barra de São Miguel, foi feito o monitoramento no antigo lixão, onde não foi constatado indícios de colocação de resíduos recentemente.