Cidades

Ato em Porto Calvo resgata as origens de Alagoas

04/10/2017
Ato em Porto Calvo resgata as origens de Alagoas
Esculturas do artista plástico Manoel Claudino da Silva, no Memorial Calabar, instaladas no Porto do Varadouro, Fotos: Márcio Ferreira

Esculturas do artista plástico Manoel Claudino da Silva, no Memorial Calabar, instaladas no Porto do Varadouro, Fotos: Márcio Ferreira

Um dos primeiros núcleos de povoamento ainda no período colonial, Porto Calvo, a 100 km de Maceió, foi escolhido pelo governador Renan Filho para integrar a viagem “Na Rota dos 200 Anos”, que celebra o Bicentenário da emancipação política de  Alagoas. De acordo com ele, a visita à terra de Domingos Fernandes Calabar foi um ato de resgate às origens do Estado.

“Em nosso Bicentenário, nos propusemos a fazer quatro viagens pela nossa história: uma em defesa do Rio São Francisco, uma outra em defesa da inclusão social dos moradores das grotas de nossa capital e hoje estamos fazendo uma visita às nossas origens, aqui em Porto Calvo. Vamos fazer também uma visita a Marechal Deodoro, nossa primeira capital. Finalizando, faremos um ato em defesa da liberdade e da igualdade racial na Serra da Barriga, em União dos Palmares”, citou Renan Filho.

Nesta quarta-feira (4), a caravana saiu do Palácio República dos Palmares por volta das 8h20 em ônibus que levaram a Porto Calvo secretários de Estado, convidados e servidores. A chegada se deu por volta das 10h. O primeiro ponto a ser visitado foi o Memorial Calabar, erguido no Alto da Forca, local onde Domingos Fernandes foi morto por garroteamento e, em seguida, teve o corpo esquartejado por optar pelo domínio holandês em detrimento ao jugo lusitano. Esculturas assinadas pelo artista plástico Manoel Claudino da Silva, pernambucano de Pesqueira, retratam ali o momento da execução de Calabar. O memorial foi instalado em 2011.

Foto: Márcio Ferreira

“Calabar foi o primeiro brasileiro a lutar pela independência de nosso Brasil e por isso pagou com a própria vida a sua insurreição. É sem dúvidas herói nacional”, bradou o professor Valdomiro Rodrigues, que guiou a comitiva pelos pontos históricos da cidade.

O governador, ao lado do prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa, recebeu das mãos do superintendente substituto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Sandro Gama, o projeto do Parque Histórico da Batalha de Porto Calvo, cujo objetivo é promover o turismo histórico no município e região Norte do Estado. O Iphan desenvolve, há cerca de dois anos, um trabalho de prospecção arqueológica que já descobriu quatro fortificações da época das batalhas para assegurar o território de Porto Calvo entre os exércitos lusoespanhol e holandês.

Uma dessas estruturas militares é o Fortim de Terra Holandês encontrado na Ilha Fluvial do Guedes, em meio ao Rio Manguaba, principal estrada hídrica por onde escorria sobre barcaças a produção açucareira exportada para a Europa.

“A história dessa região transcende a história do Brasil e se insere na história mundial, na oportunidade em que os holandeses tomaram conta de parte do território nacional. Todas as lutas que aconteceram aqui foram lutas fantásticas e de uma dimensão em que todo o staff dos grandes generais de Maurício de Nassau estiveram aqui. Nós já localizamos aqui na baixada o local onde foi montado o acampamento de Nassau. Tudo isso poderá fazer parte de um grande parque temático”, revelou o arqueólogo Marcos Albuquerque, que coordena a pesquisa contratada pelo Iphan.

Foto: Márcio Ferreira

O governador Renan Filho lembrou que o Estado já participa de outros projetos em parceria com o Iphan na região Norte, a exemplo da consolidação das ruínas do Mosteiro de São Bento, em Maragogi; da revitalização da antiga Cadeia Pública de Porto de Pedras e do teatro Aurélio Buarque de Holanda, em Passo de Camaragibe, além do Fortim de Terra de Porto Calvo.

“Vamos construir um ambiente cultural e histórico rico nessa região para o alagoano e para o turista que nos visitar ter mais opções, além do turismo de sol e mar”, observou Renan Filho.

A segunda parada se deu na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação. Tombada pelo Iphan em 17 de janeiro de 1955, o templo foi construído em 1610 pelos portugueses. A igreja foi fortificada e usada como ponto de resistência pelos holandeses quando tomaram a região.

Fundação

Porto Calvo foi edificada no alto, sobre morros, fundada em 1590 pelo sesmeiro ítalo-alemão Christopher Linz. Era o segundo núcleo de povoamento colonial do espaço geográfico do que viria a ser Alagoas; o primeiro foi Penedo (1570 a 1575).

Foto: Márcio Ferreira

Parte da rica  história de Porto Calvo pode ser vista no Memorial Guedes de Miranda, administrado pelo lotérico aposentado Adelmo Monteiro, proprietário de grande parte das peças que integram o museu, como balas de canhão, espadas, moedas antigas, cerâmicas, artefatos indígenas, fotografias antigas e gravuras O governador esteve no espaço cultural e assinou o livro de visitas. A comitiva também foi à Casa de Cultura, prédio histórico onde funciona a 10ª Gerência Regional de Ensino (10ª Gere).

A visita a Porto Calvo terminou com uma passagem pelo Porto do Varadouro, à margem do Rio Manguaba. Lá estão postadas estátuas que também fazem parte do Memorial Calabar. As esculturas lembram a gênese lendária da povoação personificada na figura do “Velho Calvo” e no movimento frenético de entrada e saída de mercadorias que ocorreria a partir das últimas décadas do século 16, quando os irmãos Christopher e Sibald Linz deram início à colonização da região. Foi lá que o ator Chico de Assis leu uma crônica sobre o surgimento de Alagoas e a importância histórica de Porto Calvo para a formação da identidade nacional.

Investimentos

Renan Filho aproveitou a ida a Porto Calvo para visitar as obras do Hospital Regional do Norte, que vai gerar cerca de 800 empregos quando ficar pronto e que atenderá melhor os moradores de toda a 2ª Região de Saúde de Alagoas.

Ele anunciou, ainda, que o município receberá, em breve, um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), a reforma da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação e dará sequência às obras de construção do Anel Viário, que proporcionará maior fluidez ao tráfego de veículos na enladeirada e histórica Porto Calvo.