Alagoas

Alagoas ganha escritório da ONU para desenvolvimento de ações em grotas

03/10/2017
Alagoas ganha escritório da ONU para desenvolvimento de ações em grotas
Escritórios onde ficarão profissionais contratados pela ONU fica dentro da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Foto: Derek Gustavo/G1)

Escritórios onde ficarão profissionais contratados pela ONU fica dentro da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Foto: Derek Gustavo/G1)

Organização das Nações Unidas (ONU) inaugurou em Alagoas nesta segunda-feira (2) o primeiro escritório no Nordeste para auxiliar no desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, o ONU-Habitat.

Em parceria com o governo do estado, o objetivo é sediar profissionais da ONU que vão atuar no programa Vida Nova nas Grotas, para melhorar a qualidade de vida de cerca de 250 mil pessoas.

“A chegada da ONU amplia o foco. Inclusão produtiva, espaços públicos, uso comunitário, cuidados que a população deve ter, produção de dados qualificados, pois há deficiência. Há um problema nisso. Precisamos saber disso para saber quais políticas públicas aplicar nesses locais”, explica Raine Ferretti Morais, oficial nacional da ONU-Habitat no Brasil.

Três pessoas foram contratadas pelas Nações Unidas para atuar no estado. São elas Daphne Besen, Jonatas de Paula e Paula Regina Zacarias.

O espaço que vai servir como base dos trabalhos fica no prédio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), no centro de Maceió.

Desde o início do programa, antes conhecido como “Pequenas Obras, Grandes Mudanças”, 26 dessas comunidades já foram atendidas, com construções de pontilhões e escadarias e outras obras estruturais.

No Brasil, apenas os estados do Pará e do Rio de Janeiro, que é onde fica a sede, tinham escritórios da ONU, segundo Raine. Com o de Alagoas, agora são três em todo o país.

“Era fundamental ter uma equipe local para acompanhar as ações e propor soluções mais rapidamente. O escritório do Rio de Janeiro vai supervisionar, mas precisávamos de uma equipe local. Contratamos três pessoas e também criamos um canal, um e-mail pra contato, para receber críticas e sugestões, [email protected]”, ressalta.

A oficial nacional da ONU-Habitat diz também que o órgão dará continuidade ao projeto qualificando os moradores e os gestores, para levarem adiante os programas e orientações que serão implantados por meio dessa parceria.

“Ao longo do projeto, faremos vários encontros com a população. Temos encontros com os gestores do estado, das universidades e de outros órgãos. É um projeto completo, em conjunto com o governo. A ONU não vai ficar aqui pra sempre, por isso é importante essa parceria, para que ele seja levado adiante”, conclui Raine.

O presidente do Movimento Harmonização das Grotas, Robson Lima, diz que vê essa parceria do governo com a ONU como um avanço.

“Até pouco tempo atrás, as grotas eram esquecidas. Com a parceria, ficamos muito felizes. Com isso, a grota passa a ter estrutura básica. Isso traz humanidade, valorização para a população”, afirma Lima.

Para o governador Renan Filho (PMDB), a chegada da ONU aproxima o estado de programas internacionais implantados pelo órgão em outros países.

“O Vida Nova nas Grotas tem melhorado a mobilidade urbana, a chegada e saída das família, resgatando a autoestima dos moradores. Já investimos R$ 15 milhões e vamos investir outros R$ 15 milhões. Até o fim deste ano, chegaremos a 50 comunidades, e até o fim do ano que vem, queremos chegar a 80, 90 grotas da capital”, afirma o governador.