Geral

Alagoas é o 5º do País com maior percentual de participantes do Prêmio Gestão Escolar

11/10/2017
Alagoas é o 5º do País com maior percentual de participantes do Prêmio Gestão Escolar

Alagoas foi o quinto Estado do Brasil e o segundo do Nordeste com o maior percentual de escolas participantes da edição 2017 do Prêmio Gestão Escolar (PGE), iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que visa reconhecer as práticas exitosas de gestão escolar e estimular as escolas a fazer autoavaliação.

Segundo dados da organização do PGE (disponíveis para consulta pública no site do evento: https://inscricao.premiogestaoescolar.org.br/index ), 386 unidades de ensino alagoanas fizeram sua inscrição inicial no prêmio e, destas, 164 concluíram a inscrição  – são consideradas inscritas aquelas unidades que cumpriram todos os trâmites exigidos pelo Consed, o que inclui cadastro; autoavaliação; elaboração do plano de melhorias e envio eletrônico de toda a documentação solicitada. Ao todo, 15% de todas as escolas públicas estaduais e municipais de Alagoas participaram do PGE.

Na região Nordeste, o Estado perdeu apenas para o Rio Grande do Norte, com 16,8% de inscritos, enquanto, no Brasil, ficou atrás do Tocantins (37,7% de participantes), Rondônia (31%), Rio Grande do Norte (16,8%) e Acre (16,2%).

Destaque estadual

Em Alagoas, a vencedora da etapa local do Prêmio Gestão Escolar foi a Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela, seguida pela Escola Estadual Luiz Augusto, de Delmiro Gouveia.

Com 118 alunos aprovados em faculdades públicas e particulares de Alagoas –  e outros 20 aguardando vaga na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – a  Escola Pedro Joaquim iniciou o ano com boas notícias, graças aos resultados alcançados a iniciativa do Lab Enem, um curso preparatório realizado no contraturno das aulas. A conquista do Prêmio Gestão foi recebida com alegria pela instituição.

“No ato da inscrição, o Prêmio Gestão já nos proporcionou  um ganho, pois ele nos faz olhar para a escola com diagnóstico e reflexão das ações executadas por toda equipe. Receber o reconhecimento por um trabalho feito com amor, que busca humanizar a escola, evidenciar o protagonismo juvenil e afastar os jovens da vulnerabilidade social é maravilhoso”, diz, emocionada, a diretora Fátima Pimentel.

Próximas etapas

Agora, a Pedro Joaquim de Jesus representará Alagoas na etapa regional do PGE, que acontece entre os dias 9 e 10 de novembro, em Natal, no Rio Grande do Norte. Dentre os nove destaques estaduais do Nordeste, uma será escolhida como destaque regional e vai representar a região na etapa nacional do prêmio, que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, em Bonito, no Mato Grosso do Sul.

“Em dezembro, teremos a premiação, em nível estadual, do Prêmio Gestão Escolar, assim como da segunda edição do Prêmio Destaques da Educação”, adianta Antonina Goes, coordenadora estadual do PGE.