Política

Temer diz ver com ‘serenidade’ determinação de Janot de investigar se delatores da JBS omitiram informações em delação

05/09/2017
Temer diz ver com ‘serenidade’ determinação de Janot de investigar se delatores da JBS omitiram informações em delação

O presidente Michel Temer afirmou que vê com serenidade a determinação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de mandar abrir investigação para apurar se delatores da JBS omitiram informações no acordo de delação premiada.

“Eu tenho que ter a maior serenidade, como sempre tive. Defendo todas as decisões que forem tomadas pela Justiça, pela Câmara dos Deputados, pela Procuradoria-Geral, eu tenho que respeitá-los, mas eu não vou falar uma palavra sobre isso”, afirmou o presidente na China.

“Se eu não tivesse serenidade desde o início ninguém suportaria”, acrescentou Temer.

Janot, anunciou nesta segunda-feira (4) que determinou a abertura de investigação para apurar indícios de omissão de informações de práticas de crimes no acordo de delação premiada dos executivos do grupo J&F, controlador do frigorífico JBS. Segundo Janot, dependendo do resultado da investigação, os benefícios oferecidos no acordo de colaboração de Joesley Batista e de outros dois delatores poderão ser cancelados.

O advogado do presidente Temer, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, afirmou ao G1 que pedirá nesta terça (5) ao ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), acesso aos novos áudios das delações de executivos da JBS.

As novas gravações foram entregues à PGR na última quinta (31).

Em junho, Temer foi denunciado por Rodrigo Janot com base nas delações da JBS e há a expectativa no mundo político que uma nova denúncia seja oferecida nos próximos dias.

“Vou requerer amanhã [terça] ao ministro relator do caso, Edson Fachin, o acesso às mídias”, disse Mariz. “Depois de ouvir o conteúdo é que vou conversar com o presidente para definirmos as medidas jurídicas que serão adotadas”, acrescentou.

O advogado disse ter conversado nesta segunda com Temer logo após o anúncio de Janot. Temer está na China e, quando a informação foi divulgada, foi avisado por assessores (veja mais detalhes no vídeo abaixo).