Geral

Teatro Jofre Soares recebe espetáculo com histórias e músicas africanas

19/09/2017
Teatro Jofre Soares recebe espetáculo com histórias e músicas africanas

toniedson-1

Com espetáculos nas mais diversas linguagens artísticas, O Teatro Jofre Soares movimenta a vida cultural dos maceioenses. O público é convidado a, todos os sábados, assistir espetáculos gratuitos que proporcionam entretenimento, ao mesmo tempo promovendo o desenvolvimento de repertório cultural dos espectadores. Nesta semana, dando continuidade à temporada de apresentações, o Teatro Jofre Soares recebe dia 23 de setembro, a partir das 19h, o espetáculo Histórias do Lar de Lá com entrada gratuita.

Na apresentação, o contador Toni Edson interpreta histórias e músicas do continente africano de maneira lúdica e interativa. Contos que não foram escritas por ele, mas que por sua irreverência, beleza e significado foram capazes de cruzar oceanos e se firmar na memória do artista. Dividi-las com o público é uma forma de mantê-las vivas.

Sob as vestes de um contador tradicional, o narrador recorre a memórias vividas por irmãos de um lar distante. Ele prolifera causos que ouviu durante sua viagem a Bobo Diulasso, capital cultural do país africano Burkina Faso. O artista também leva ao palco tradução de canções ouvidas em suas vivências no local, muitas vezes trazendo adaptações que tornam expressões do continente africano palpáveis ao público. No repertório, ainda podem ser ouvidas histórias que falam do que se faz em casa, sair de casa, entrar e as formas de conviver no lar.

A concepção, adaptação e interpretação dos contos são do próprio Toni Edson. Para traduzi-los ao português, ele teve auxílio do contador Michel Ange Gorpe, da Costa do Marfim. Importou a essência do espetáculo da tradição oral africana, que pôde presenciar no XVIII Festival Internacional de contadores de Histórias Yeleen, ocorrido em Burkina Faso.

As histórias compartilhadas por ele na apresentação foram contadas por Alasane Sidibé (Togo), Aichatou Fofana Lamine (Níger), Djneba Sano (Burkina Faso), Amnata Sano (Burkina Faso), Minata Sano (Burkina Faso) e Bakari Sano (Burkina Faso).

Serviço

Espetáculo “Histórias do lar de lá”, de Toni Edson

Local: Teatro Jofre Soares, Unidade Sesc Centro

Data: 23/09/2017

Horário: 19h.

ENTRADA FRANCA.

Classificação etária: Livre.