Geral

Rogério Teófilo garante apoio aos 10 Pontos de Cultura de Arapiraca

12/09/2017
Rogério Teófilo garante apoio aos 10 Pontos de Cultura de Arapiraca
(Foto: Erick Balbino)

(Foto: Erick Balbino)

A Cultura é um dos alicerces que sustentam um povo. Além disso: ela forma e transforma esse mesmo povo, que assim já não será mais o mesmo. É um ciclo virtuoso.

E é esse fluxo que o prefeito Rogério Teófilo quer com a rede criada em Arapiraca em 2014, tendo 10 Pontos de Cultura participando.

Em recente reunião no Centro Administrativo ao lado do secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizzatto, ele recebeu representantes dos pontos Coro Popular Sons e Dons, Capoeira Construindo Cidadania, Ponto de Luz, Cavacultura, Cultura Solidária, Todos Iguais na Arte, Luzes da Ribalta, Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (Navi) e Ponto das Batingas.

A rede foi instalada no município em parceria dos programas Mais Cultura e Juventude Viva, do Ministério da Cultura (MinC), onde cada instituição selecionada deve receber o montante de R$ 180 mil durante três anos.

“No que for preciso, a gente vai apoiar. Seja com encaminhamento de documentação, regulamentação e a devida contrapartida. Nosso papel hoje é desburocratizar. Cada ponto de cultura desses é também o fortalecimento da presença da Prefeitura nesses locais. Queremos estar junto de vocês nesse processo de transformação social pela Arte”, diz Rogério Teófilo.

Todos os presentes se apresentaram para o prefeito e disseram o que vêm aplicando em suas comunidades neste primeiro momento. Inclusive, um vídeo feito pelo Navi foi exibido, mostrando uma “Ciranda dos Pontos” realizada no fim do ano passado no Bosque das Arapiracas.

O gestor ficou bastante animado e sugeriu uma nova culminância destas ações com os pontos interagindo e se conhecendo ainda mais.