Geral

Promotor Rogério Paranhos pede audiência de conciliação com vereadores

05/09/2017
Promotor Rogério Paranhos pede audiência de conciliação com vereadores
Rogério Paranhos querendo esclarecer melhor os fatos  requereu audiência de conciliação

Rogério Paranhos querendo esclarecer melhor os fatos requereu audiência de conciliação

Um fato novo surgiu na disputa que ocorre na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios entre o “Grupo dos 10” que deseja destituir o presidente da Câmara Junior Miranda e o Primeiro Secretário Fabiano Gomes da Mesa Diretora da Casa – que tentando impedir o fato – ingressaram na Justiça local para anular a sessão realizada no último dia 2 de setembro.

Após a negativa da liminar requerida por Miranda e Gomes, o Promotor de Justiça Rogério Paranhos fez um requerimento na manhã de hoje (5) ao Juiz da 1ª Vara José Miranda Junior para entender melhor o caso e tentar um acordo  numa audiência de conciliação entre os vereadores do ‘G-10’ e o presidente da Câmara Junior Miranda e o primeiro secretário Fabiano Gomes.

Diante da peculiaridade do fato e da urgência da necessidade de melhor esclarecimento dos fatos, o magistrado José Miranda Jr. acolheu o pedido do promotor de justiça e designou para as 8:30h desta quarta feira (06), intimando todos os vereadores a comparecerem ao Fórum da Comarca.

Em face da decisão do magistrado, o presidente da Câmara de Vereadores Junior Miranda decidiu suspender a sessão ordinária de amanhã (06) que prometia ser polêmica em face de um projeto de lei que reduz o subsídio do vereador a salário mínimo.

Entenda o caso

Os vereadores Junior Miranda (PSL) e Fabiano Gomes (PSD), respectivamente, presidente e primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, ingressaram no último sábado (02) com um Mandado de Segurança através do advogado Francisco de França para anular o ato legislativo que criou a comissão processante e que tem o intuito de destitui-los dos cargos que exercem na Mesa Diretora da Casa.

A ação visa consequentemente sustar a comissão processante requerida por 10 vereadores que compõe o G-10 e aprovada e instalada em sessão extraordinária por 9 deles.

Na petição que pede a anulação da sessão que culminou com a apreciação do pedido de abertura da comissão processante, os autores alegam que o presidente Junior Miranda teve que se afastar momentaneamente da referida sessão para ir ao banheiro fazer necessidades fisiológicas, momento em que passou à presidência da casa a vice-presidente Joelma Toledo, que aproveitando da situação autorizou a realização da sessão extraordinária, marcada para o dia seguinte e que abriu a comissão processante.

Alega ainda os autores que as omissões apontadas pelo grupo de vereadores que requereu a destituição de Miranda e Gomes, o chamado G-10 que seriam a falta de apresentação dos balancetes e a ausência do Portal da Transparência foram sanadas anteriormente, mostrando nos autos documentos que comprovariam os fatos.

Dinheiro na conta

Na petição, os autores informam que o problema gerado entre o G-10 e eles (Miranda e Gomes), teria sido o fato de que eles deram publicidade à existência de um saldo positivo na conta da Câmara Municipal no valor total de R$270 mil, o que teria gerado “insatisfação e mal estar na maioria dos edis”.

Finaliza a petição os autores pedindo a anulação das sessões realizadas pelo G-10, afirmando que tudo não passa de um “golpe político que está prestes a acontecer” e insinuando que o caixa positivo da Câmara é o real motivo da briga instalada pela presidência e primeira secretaria da Poder Legislativo de Palmeira dos Índios.