segunda-feira, 27 de Maio de 2019

Notícias

In:

Histórias de dependentes químicos comovem comissão da Câmara Federal

Por Redação com Agência Alagoas
Deputados federais conheceram de perto as histórias de 25 meninas acolhidas pela comunidade Paz em Cristo (Fotos: Ascom/Seprev)

Deputados federais conheceram de perto as histórias de 25 meninas acolhidas pela comunidade Paz em Cristo (Fotos: Ascom/Seprev)

Uma vida devastada pelo consumo de álcool e outras drogas, além do abandono dos familiares e amigos. Esta é uma história comum entre os dependentes químicos acolhidos pela Rede Acolhe da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). Uma realidade dura, que comoveu os deputados da Comissão de Políticas sobre Drogas da Câmara Federal, nesta sexta-feira (22).

Em visita técnica a Alagoas, os deputados federais conheceram de perto as histórias de 25 meninas acolhidas pela comunidade Paz em Cristo, localizada no povoado Massagueira, em Marechal Deodoro.

A ação integrou a iniciativa do deputado federal por Alagoas, Givaldo Carimbão, que trouxe representantes da Câmara Federal para conhecer o projeto de acolhimento de dependentes químicos realizado pelo Governo de Alagoas.

“A ideia é fazer com que estes deputados conheçam as ações desenvolvidas pela Seprev, com a finalidade de disseminar por todo o país as boas práticas adotadas aqui e fortalecer a política sobre drogas nos seus respectivos estados”, explicou Carimbão.

A adolescente Carla – nome fictício criado para não identificar a jovem de apenas 15 anos – foi uma das acolhidas que conversou de perto com os deputados. Segundo ela, viver com o consumo de drogas foi muito difícil e a decisão para tratamento partiu de uma iniciativa própria. “Eu já não aguentava mais. Procurei o Conselho Tutelar para pedir socorro. Era uma vida que eu não queria levar mais. Hoje, já conclui o meu tratamento, tenho novamente o carinho da minha mãe, e quero continuar limpa para sempre”, afirmou emocionada.

Para a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, a história da adolescente é semelhante a todas as outras histórias das mais de 25 mil pessoas que já passaram pela Rede Acolhe. “São história de pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade social e que, graças ao acolhimento, já conseguem vislumbrar um futuro bem diferente”, salientou.

Além da comunidade Paz em Cristo, que acolhe jovens meninas de 12 a 18 anos, a comitiva visitou a comunidade Fazenda da Esperança Santa Terezinha, também em Marechal Deodoro.

A visita técnica desta sexta-feira (22) contou com a presença dos deputados federais Eros Biondini (MG), Eliziane Gama (MA) e Pastor Eurico (PE), e dos deputados estaduais de Sergipe, Maria Mendonça, Augusto Bezerra, Adelson Filho e Antônio dos Santos. O encontro contou também com a participação do deputado estadual de Alagoas, Carimbão Júnior, e do juiz do Maranhão, Júlio Prazeres.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com