Geral

Fapeal e Sesau unem pesquisadores e gestores para avaliação de pesquisas voltadas à saúde pública em AL

27/09/2017
Fapeal e Sesau unem pesquisadores e gestores para avaliação de pesquisas voltadas à saúde pública em AL

00233c17e564e2a7676694bb578caef0_LA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) convocaram  20 pesquisadores a apresentarem os resultados parciais de seus trabalhos.

Os projetos foram aprovados no mais recente edital do Programa de Pesquisas para o SUS (PPSUS), resultado de parceria entre Sesau, Fapeal, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Alagoas participou de todas as seis edições do PPSUS e, hoje, é considerado nacionalmente um estado-modelo na gestão do programa. Em 2016, apenas 10 estados do país conseguiram ter sua participação aprovada pelo Governo Federal.

Programação

O evento começa às 8h30 desta quarta, num hotel no bairro da Pajuçara. Durante a programação, os pesquisadores irão apresentar o andamento das suas pesquisas aos especialistas da Sesau e aos técnicos do Ministério da Saúde, vindos de Brasília para a ocasião.

A programação se estende por dois dias, nos quais serão abordados temas que foram escolhidos por mais de 200 pesquisadores e gestores de saúde pública de todo o Estado, tendo em vista projetos concebidos desde o princípio para gerarem aplicações práticas no SUS local, de acordo com as necessidades especificamente alagoanas.

Alguns dos 20 trabalhos de pesquisa significam o desenvolvimento de cuidados para com as seguintes áreas:  Zika e microcefalia e suas sequelas para audição; tratamento de lesões no colo do útero; gestantes com pré-eclâmpsia; saúde mental nas escolas de Maceió; nutrição e desenvolvimento infantil; feridas cutâneas; câncer de cabeça e pescoço; avaliação de agrotóxicos em seres humanos, dentre outros.

Dentre as autoridades presentes, está Marco Antônio Fireman, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes.

A programação completa está disponível no site da Fapeal