Geral

Cosems apoia 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

08/09/2017
Cosems apoia 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Izabelle Pereira, também secretária de Saúde de Teotônio Vilela, participa nesta segunda-feira (11), às 8h, da abertura da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde Dr. José Maria Constant, tendo como tema central “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de qualidade”. O evento é do Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com a Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A Conferência Estadual acontecerá até a próxima terça-feira (12), das 8h às 17h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso em Jaraguá. O objetivo do evento é propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento dos programas e ações para o setor. Pelo menos 172 delegados que representam os segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor/Prestador vão participar da Conferência Estadual.

Constam da programação da próxima segunda (11) homenagens a trabalhadores que contribuíram com a Vigilância em Saúde no Estado de Alagoas; seguindo com a certificação dos municípios que obtiveram o melhor desempenho no Incentivo Financeiro para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde (Invig).

Os três eixos vão contar com a participação de secretários de Saúde, apoiadores do Cosems e representantes da Sesau; do CES e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/AL). Às 10h30 haverá mesa redonda para debater Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade, que será coordenado pela superintendente da Vigilância da Sesau, Cristina Rocha.

Os debatedores desta temática são representantes da Assembleia Legislativa de Alagoas; do Cosems (secretária executiva Sylvana Medeiros); do CES e da Controladoria Geral da União (CGU (Sérgio Stuart). A partir das 14h30 do mesmo dia, grupos de trabalho vão discutir conteúdos que estão divididos em quatro eixos.

O eixo I vai tratar do papel da vigilância em saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção á Saúde; gestão de risco e estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos á população.  O II vai tratar do acesso e integração das práticas de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública; acesso e integração dos saberes e tecnologias das vigilâncias; dentre outros assuntos.

O eixo III vai enfocar as responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em Saúde e o IV vai abordar a implementação de políticas intersetoriais para a promoção da saúde e redução de doenças e agravos, inclusive as negligências; a participação social no fortalecimento da vigilância em saúde. Na terça-feira (12) a partir das 8h serão elaboradas e apreciadas as propostas dos Grupos de Trabalho; bem como haverá a eleição das delegadas e delegados que irão à etapa nacional e a partir das 13h30 será a plenária final com a apreciação e homologação das propostas.