Geral

‘Vida Nova nas Grotas’ leva serviços de saúde para a Chã da Jaqueira

10/08/2017
‘Vida Nova nas Grotas’ leva serviços de saúde para a Chã da Jaqueira
Moradores tiveram acesso a palestras sobre saúde bucal, Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de diversos tipos de vacina(Fotos: Carla Cleto)

Moradores tiveram acesso a palestras sobre saúde bucal, Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de diversos tipos de vacina(Fotos: Carla Cleto)

Em mais uma ação do projeto ‘Vida Nova nas Grotas’, nesta quarta-feira (9), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levou diversos serviços para a população que vive nas Grotas da Macaxeira e Senhor do Bonfim, localizadas no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió. Na oportunidade, os moradores tiveram acesso a palestras sobre saúde bucal, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de diversos tipos de vacina.

De acordo com Elma Liliane, técnica das Políticas Transversais da Sesau, a ação foi de extrema importância, pois levou conhecimento e, sobretudo, mais oportunidades, possibilitando que a população tivesse acesso aos serviços de saúde próximos a sua residência.

“A ideia foi fortalecer o processo de prevenção e conscientização para a adoção de uma atitude de responsabilidade, a fim de que elas sejam prestigiadas e valorizadas”, destacou Elma Liliane.

Esse foi o caso de Maria Fernanda de Lima, 20 anos, que aproveitou a oportunidade para levar o seu sobrinho, Lucas de Lima, 10 anos, para cuidar da saúde e tirar todas as dúvidas sobre as IESTs e o mosquito Aedes aegypti. Isso porque, segundo ela, devido à falta de tempo, nunca mais tinha ido ao médico.

“Sabemos que a saúde é o nosso bem mais precioso. Fazia tempo que eu não me consultava com um médico e, ao saber deste evento, fiquei muito feliz, porque pude atualizar minha carteira de vacinação, tomar a vacina contra a hepatite B, conhecer sobre as infecões sexualmente transmissíveis e aquelas que a gente pode contrair se deixarmos a água parada, além de conhecer a técnica correta da boa escovação nos dentes”, exaltou.

Vacinas

Durante a ação, estiveram à disposição de adultos e crianças, vacinas de hepatite A, e C, meningocócica, penta, VIP, VOLP, tetra e tríplice viral. Os moradores das Grotas da Macaxeira e Senhor do Bonfim puderam ser vacinados, ainda, contra o rotavírus, Influenza, DTP-A, DTP, D-antirrábica e HPV, no caso dos adolescentes.

Também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, além de lubrificantes. Para Simone Manzoni, técnica de prevenção em IESTs, HIV e hepatites virais da Sesau, a ação representou uma importância significativa, porque, de acordo com ela, há uma epidemia crescente de HIV/Aids em todo o Nordeste.

“É fundamental que haja ações como essa, para que as pessoas tenham acesso aos testes rápidos, não só do HIV, mas, também, da hepatite B, que é uma infecção sexualmente transmissível, uma vez que trazem danos, muitas vezes, irreparáveis à saúde integral das pessoas. Portanto, o cuidado deve ser diário”, ressaltou.

Ação enaltecida

Célio Osvaldo da Silva, líder comunitário do bairro Chã da Jaqueira, enalteceu a ação, e aproveitou a oportunidade para agradecer ao governador Renan Filho e ao secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, pela iniciativa.

“Quero parabenizá-los por estarem proporcionando melhorias na saúde em todo o Estado. É importante esse atendimento, porque, muitos deles, não têm condições de acesso a esses serviços, uma vez que as condições financeiras não contribuem para um cuidado básico do seu bem-estar”, destacou.