Geral

Sesau promove exposição com objetos produzidos nos Caps

03/08/2017
Sesau promove exposição com objetos produzidos nos Caps
Objetivo é consolidar as políticas públicas de saúde mental e economia solidária no Estado(Fotos: Carla Cleto e Olival Santos)

Objetivo é consolidar as políticas públicas de saúde mental e economia solidária no Estado(Fotos: Carla Cleto e Olival Santos)

Como forma de estimular ativamente a implantação de iniciativas de geração de trabalho e renda e cooperativas sociais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá promover uma exposição com produtos produzidos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), nesta quinta-feira (3). O evento vai ocorrer a partir das 8h30, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado no bairro Poço, em Maceió.

O objetivo é construir e consolidar as políticas públicas de saúde mental e economia solidária no Estado. Para isso serão discutidas estratégias de incubação, bem como, a inovação tecnológica e sustentabilidade dos projetos. O encontro também irá contar com apresentações artísticas e um talk show sobre o ‘Panorama da Reabilitação Psicossocial e das Políticas Públicas de Inclusão Social em Alagoas’.

Participarão do encontro representantes das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), da Cultura (Secult), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Durante o evento será realizada uma oficina de Teatro do Oprimido (TO), onde será construída uma cena real que acontece nas oficinas dos Caps, visando debater com o público as possibilidades de enfrentamento e avanços.

Para Claudete Lins, técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, o evento irá mostrar que a economia solidária é, antes de qualquer coisa, uma opção ética, política e ideológica, que se torna prática quando os optantes encontram os excluídos. Neste contexto, eles constroem empreendimentos produtivos, redes de trocas, instituições financeiras, escolas, entidades representativas, que apontam para uma sociedade marcada pela solidariedade, da qual ninguém é excluído contra sua vontade.

A técnica salienta que, por meio deste evento, a Sesau vai construir condições objetivas, por meio de políticas públicas e da participação da sociedade.”Com isso, as experiências apresentadas serão consolidadas, ampliadas e serão traçadas estratégias para que possam atender com mais efetividade às necessidades dos usuários do Caps”, destacou.