Geral

Seminário vai discutir implantação de perímetro irrigado do Bálsamo, em Palmeira

03/08/2017
Seminário vai discutir implantação de perímetro irrigado do Bálsamo, em Palmeira

IMG_1404

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, em parceria com o Governo do Estado de Alagoas, e por meio das secretarias municipais de agricultura e Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Secretaria Estadual de Agricultura, realizam na próxima terça-feira (8), o seminário para o Fortalecimento da Agricultura Familiar. O evento acontecerá na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-PI) de Palmeira, a partir das 8h. O seminário vai tratar de alternativas e oportunidades para o homem do campo e, também, a implantação do perímetro irrigado da barragem do Bálsamo, que irá fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Aquisição de Alimentação Escolar (PNAE) na zona rural do município.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Cléa Carvalho disse que técnicos do SEBRAE irão realizar palestra sobre a aquisição de alimentos. “Será uma ótima oportunidade para os produtores se capacitarem para vender seus produtos para o governo. Temos dois programas importantes para a agricultura familiar, o PAA e o PNAE. Nós estaremos com técnicos do Sebrae, dando oportunidade de capacitação para os agricultores”, ressaltou Cléa.

A Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Agrário tem realizado várias ações na zona rural do município, mas uma delas é pioneira no Estado de Alagoas: o Programa Terra Arada (PTA). Este programa é destinado a agricultores que possuem até quatro tarefas de terra, pouco mais de um hectare. O objetivo foi de preparar a terra para o plantio de sementes, distribuídas com recursos próprios da prefeitura de Palmeira, por meio da Secretaria da Agricultura, em parceria com o governo do Estado.

O Programa já arou mais de 130 mil tarefas de terras nos diversos povoados de Palmeira dos Índios, entre eles, Luciana, Caraíbas Tortas, Poço da Onça, Barra da Onça, Algodãozinho, Baixio, Sementeira, e outros. “A limpeza de barreiros que agora, depois das ultimas chuvas, estão todos cheios de água, beneficiando dezenas de comunidades; o Programa Água Doce, a distribuição de sementes, a perfuração de poços artesianos e a distribuição de alevinos são também ações que a nossa secretaria está realizando em benefício agricultura familiar”, finalizou a secretária municipal de Agricultura Manuella Barbosa.

O secretário estadual de agricultura Álvaro Vasconcelos confirmou presença. Ele e o prefeito Júlio Cezar, acompanhados de equipes técnicas das secretarias do estado e do município, além de discutir melhores oportunidades para a agricultura familiar, também farão uma visita ao Bálsamo. “Será um grande evento. É uma parceria do governo municipal com o estado para, finalmente, implantarmos o perímetro irrigado do Bálsamo em Palmeira. O secretário Álvaro irá participar do seminário e, juntos, iremos propor alternativas para o fortalecimento do produtor rural”, informou o prefeito.