Cidades

Prefeito Julio Cezar inaugura Casa Azul em Palmeira dos Índios

20/08/2017
Prefeito Julio Cezar inaugura Casa Azul em Palmeira dos Índios
A Casa Azul assistirá cerca de 120 pessoas nas áreas de reabilitação física e intelectual.

A Casa Azul assistirá cerca de 120 pessoas nas áreas de reabilitação física e intelectual.

Um sonho realizado. Assim foi definido a inauguração da Casa Azul da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmeira dos Índios. A entrega da Associação aconteceu ontem (18),pela manhã, com a presença do senador Benedito de Lira e do ministro do Turismo Marx Beltrão.

A APAE de Palmeira se tornou um sonho realizado devido ao apelo de mães e pais de autistas, como também da vereadora Adelaide França, que relatou sua experiência pessoal. “Minha neta começou a estudar com dois anos. Minha filha recebeu um telefonema da professora a orientando pela procura de um especialista, porque minha netinha tinha espectro autista, então aquilo chocou. Tínhamos a ideia daquele autista fechado, severo e quando procuramos um especialista, o mesmo disse a terapia inciada desde cedo, até os quatro anos, ela estaria cem por cento fora do espectro autista. Hoje minha netinha está noventa e nove por cento fora do espectro autista. Desde então, começou a minha luta pelos autistas. Fiz uma indicação ao prefeito Julio Cezar, solicitando a Casa Azul, me baseando na Casa Azul de Arapiraca. Partia-me o coração conversar com mães que diziam ‘vou Maceió ou Arapiraca, duas vezes por semana, para o tratamento de meu filho’, pois somente a viagem já prejudica o tratamento dessas crianças. Então, tendo a nossa Casa aqui em Palmeira, essas mães, esses pais, não terão mais que passar por esses transtornos”, disse a vereadora.

Por meio de esforços do prefeito Julio Cezar e da secretária municipal de Saúde Kátia Born, o governo foi em busca do necessário para a implantação da unidade em Palmeira. Com o apoio do senador Benedito de Lira, o sonho foi concretizado. “Gostaria de agradecer o apoio do deputado Léo Loureiro, que tanto nos ajudou nessa caminhada de implantação e, também, ao senador Benedito, ao ministro Marx aqui presente, à minha equipe da Saúde e ao prefeito Júlio, que prontamente nos atendeu neste projeto. Este aqui é só o primeiro passo para a acessibilidade e inclusão em Palmeira. Aqui é o começo de melhorar e de crescer”, salientou a secretária.

Bastante emocionado, o prefeito Júlio relembrou o apelo de tantas mães palmeirenses e ressaltou a importante relevância da APAE para o município e cidades vizinhas. “Hoje é um dia muito importante para esta gestão e para o povo palmeirense. Iniciamos a concretização do sonho de muitos palmeirenses aqui presentes. A Casa Azul significa a importância da inclusão e da acessibilidade, do cuidado com nossas crianças autistas. Não vamos mais deixar nossas mães e nossas crianças viajarem às quatro da manhã em busca de atendimento fora de Palmeira. Isso é inadmissível. Um governo de valor é um governo que cuida primeiramente das pessoas, e é isso que estamos fazendo”, destacou Júlio Cezar.

A Casa Azul assistirá cerca de 120 pessoas nas áreas de reabilitação física e intelectual. Os programas irão atender pessoas portadoras do autismo, pessoas com dificuldades de habilidades cognitivas, com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor ou situações de alto risco, como também fisioterapia em traumato-ortopedia. A Casa Azul terá uma equipe multidisciplinar composta de fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, médico e psicopedagogo.

A inauguração fez parte da agenda comemorativa dos 128 anos de emancipação política de Palmeira dos Índios, comemorado no dia 20 de agosto. Também estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito Márcio Henrique, os deputados Léo Loureiro e Severino Pessôa, vereadores de Palmeira, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, secretários municipais, pais e futuros usuários da Casa Azul.