Geral

Alagoas bate novo recorde de escolas inscritas nas Olimpíadas Brasileiras de Física

22/08/2017
Alagoas bate novo recorde de escolas inscritas nas Olimpíadas Brasileiras de Física
Das 196 escolas alagoanas participantes, 16 pertencem às redes municipais, 8 campi do Ifal e 172 da rede estadual (Fotos: Valdir Rocha)

Das 196 escolas alagoanas participantes, 16 pertencem às redes municipais, 8 campi do Ifal e 172 da rede estadual (Fotos: Valdir Rocha)

Alagoas bate novo recorde em participação na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), a cada edição da competição. De 2013 a 2016, o número de instituições de ensino participantes no Estado pulou de 41 para 132. Em 2017, foram 196 inscritas.

Esse número representa um aumento de 48% em relação ao ano passado e fez com que Alagoas fosse o segundo estado com o maior número de escolas inscritas na OBFEP em todo o país.

Dados da organização da OBFEP mostram que o Estado perdeu apenas para o Ceará em números absolutos de instituições inscritas – foram 264 escolas- superando estados maiores como São Paulo (184 instituições cadastradas) e Minas Gerais (124 inscrições).

Das 196 escolas alagoanas participantes, 16 pertencem às redes municipais, 8 campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e 172 da rede estadual. E, apesar de ter inscrito cinco escolas estaduais a menos, Alagoas supera o Ceará no quesito proporcionalidade: de suas 720 escolas estaduais, o Ceará registrou 177 unidades na OBFEP, o equivalente a 24,5% do tamanho da rede. Já em Alagoas, dentre as 312 escolas estaduais existentes, 55,1% se inscreveram na primeira fase da Olimpíada.

Alagoas está com 21.840 alunos inscritos na primeira fase da OBFEP – 4.407 no nível 1 (9º ano) e 17.433 no nível 2 (1º e 2º séries do ensino médio).

De acordo com o superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa, o crescimento é fruto de formações continuadas e estímulo constante aos professores de Física, realizados desde o ano passado.

“Estamos com os professores de Física mobilizados. Este é o segundo ano que a rede estadual incentiva os professores a inscreverem seus alunos nas olimpíadas. Durante a segunda fase vamos intensificar a formação nos polos para disseminar os experimentos, explica Lisboa.

Despertar para a ciência

O professor Ronaldo Cristiano Moura, responsável pela coordenação da Olimpíada Seduc, comemora o resultado. “Houve uma evolução muito grande, e é de vital importância para os nossos estudantes a realização da Olimpíada Brasileira de Física, pois, participando de eventos como esse, os alunos despertam para as Ciências Exatas, fortalecendo o ensino/aprendizagem no componente curricular de Física”, destacou o professor.

As provas da primeira fase estão agendadas para esta quinta-feira (24). Já as provas da segunda fase estão previstas para o dia 21 de outubro e, segundo Ronaldo Cristiano, no período de 5 de setembro a 20 de outubro, serão realizadas oficinas experimentais e aulões nas 13 Gerências Regionais de Educação (Geres), abordando as questões teóricas e experimentais abordadas na segunda fase.