Geral

Municípios de Alagoas voltam a registrar temperaturas abaixo da média

17/07/2017
Municípios de Alagoas voltam a registrar temperaturas abaixo da média

Alagoas tem registrado baixas temperaturas no final da quadra chuvosa, como é conhecido o período entre abril e julho no estado, mas esta semana já é a mais fria até então, segundo informou a Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh) nesta segunda-feira (17).

Nesta madrugada, o município de Arapiraca, no Agreste do estado, registrou 15,1ºC, a menor temperatura dos últimos anos, que normalmente registra mínimas entre 18 e 20 graus neste período. A previsão é de madrugadas com frio intenso durante a semana.

Outras cidades do interior também tiveram temperaturas abaixo da média, como Palmeira dos Índios (16,3ºC), Quebrangulo (17ºC) e Maceió (18,8ºC).

Na última sexta (14), outros municípios já tinham registrado as temperaturas mais baixas do ano, como Delmiro Gouveia, que marcou 15,3ºC.

O meteorologista Vinícius Pinho, da Sala de Alerta, explicou que a previsão para os próximos dias é de que as temperaturas continuem baixas durante a noite e a madrugada. Ele informou que apesar da queda, não há previsão de chuva forte.

“Em julho sempre é mais frio, mas neste ano as temperaturas estão mais baixas. Já durante o dia, elas elevam e isso faz com que a umidade aumente. Em Arapiraca, por exemplo, foi registrado 99% de umidade”, disse.

Pinho informou que o fenômeno acontece por causa da nebulosidade registrada durante o dia, que impediu o sol de aquecer a atmosfera. “Por isso temos madrugadas frias e durante o dia a temperatura aumenta. Em algumas regiões isso pode causar até nevoeiro, o que chamamos de ponto de orvalho”.

Embora o país esteja esperando uma forte massa de ar polar vinda da Argentina, que pode trazer uma onda de frio aos os estados da região Sul, o meteorologista falou que ela não deve chegar a atingir Alagoas, mas que isso está sendo monitorado pela Sala de Alerta da secretaria.