Política

Mesa Diretora dos Vereadores Mirins de Palmeira será empossada no dia 27

19/07/2017
Mesa Diretora dos Vereadores Mirins de Palmeira será empossada no dia 27
Antônio Gabriel fez discurso em braile e emocionou os presentes ao Legislativo de Palmeira dos Índios (Foto: Assessoria)

Antônio Gabriel fez discurso em braile e emocionou os presentes ao Legislativo de Palmeira dos Índios (Foto: Assessoria)

Será empossada na próxima quinta-feira, 27, a Mesa Diretora dos Vereadores Mirins de Palmeira dos Índios. O projeto, de instalação dos jovens parlamentares na cidade é de autoria da vereadora Ana Adelaide. Foi lido e aprovado na sessão solene desta quarta-feira da Câmara Municipal. Segundo a proposta, os jovens terão como função apresentar sugestões consideradas de caráter educativo e participativo, nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, esportes, lazer e meio ambiente.

Foram empossados 15 estudantes de escolas públicas e privadas do município, entre alunos do  6º ao 9º ano. São sete escolas públicas e três privadas que enviaram seus representantes diante de critérios de escolha constantes em Projeto de Resolução. O Projeto Câmara Mirim é pioneiro no Estado de Alagoas.

As proposições por eles apresentadas entrarão na pauta do Poder Legislativo, que as encaminhará ao Executivo Municipal. A Câmara Mirim, que possui seu próprio Regimento Interno, eleita por um período de um ano, se reunirá uma vez por mês, de 1º de agosto a 15 de dezembro e de 15 de fevereiro a 30 de julho, uma hora antes da sessão ordinária.

Antes de começar a sessão, o presidente da Casa, Júnior Miranda, usou o Salão Nobre para passar orientações aos vereadores mirins sobre as funções do Poder Legislativo.

Em sua justificativa, a vereadora Ana Adelaide argumenta que o projeto visa educar os jovens a participar da realidade da sua comunidade, além de promover a interação entre a Câmara e a escola. “Atualmente, existe um grande desinteresse da juventude pela política e pelas decisões governamentais. Temos a obrigação de mudar essa realidade, pois os jovens de hoje serão os líderes de amanhã e que irão decidir os rumos da nossa cidade, do nosso País”, colocou.

EMOÇÃO – Antônio Gabriel, de 12 anos, é deficiente visual e tomou posse como vereador mirim. Ele é aluno da Escola Municipal Mary Sampaio Caparica. No discurso, ele falou das dificuldades que enfrenta para estudar por conta da sua deficiência visual. Uma vez por semana, ele vai a Maceió, com recursos próprios, para estudar braile. Vereadores e o público presente se emocionaram com o discurso de Antônio Gabriel.