Cidades

Em Palmeira, um espaço oferece cidadania e dignidade a pessoas com deficiência visual e auditiva

19/07/2017
Em Palmeira, um espaço oferece cidadania e dignidade a pessoas com deficiência visual e auditiva
Laboratório de informática oferece programa especial para deficientes auditivos e visuais (Foto: Cinara Corrêa)

Laboratório de informática oferece programa especial para deficientes auditivos e visuais (Foto: Cinara Corrêa)

A Associação dos Deficientes Visuais de Palmeira dos Índios (Adevipi) inaugurou, nesta quarta-feira, 19, o laboratório de informática e também a horta destinada aos 23 alunos hoje matriculados. A Adevipi foi implantada na cidade no ano passado, através da iniciativa da pedagoga, psicopedagoga e especialista em Atendimento Educacional e Educação Especial, Claudevânia Lima Mendonça, que tem um filho especial e passou por muitas dificuldades para realizar o tratamento em Maceió.

“Tomei a iniciativa de tentar minimizar as dificuldades, no sentido de fundar uma ONG em Palmeira, para que, juntos, pessoas com deficiência visual e auditiva, amigos e a comunidade, possamos acionar as políticas públicas, para oferecer recursos adaptados às suas necessidades, através de um espaço inclusivo e acessível, que ofereça modalidades de aprimoramentos em todas as áreas de conhecimento e, assim, torná-los visíveis enquanto sujeitos de direitos”, esclarece.

A Adevipi é, na verdade, um centro de apoio às pessoas com deficiência, não apenas de Palmeira dos índios, mas de toda a região, com atendimento de multiprofissionais, qualificação para o mercado de trabalho, a cultura, o esporte, o lazer, a educação e saúde, para que os alunos sejam respeitados e incluídos na sociedade com dignidade.

O prefeito Júlio Cezar e o vice prefeito, dr. Márcio Henrique, ajudaram a fundar a associação, enquanto vereadores. Hoje, a Prefeitura de Palmeira é responsável pelo aluguel da casa onde funciona a Adevipi, na Travessa Sebastião Ramos de Oliveira, no Bairro São Luiz. O terreno onde passou a funcionar a horta também é bancado pela Prefeitura.

São três as salas instaladas na sede da Associação: uma infantil, uma de atendimento educacional especializado e outra onde está funcionando o laboratório de informática, esta doada pelo secretário Estadual de Educação, o vice-governador Luciano Barbosa.