Geral

Construção do Hospital da Mulher está a todo vapor

29/07/2017
Construção do Hospital da Mulher está a todo vapor

947dec13bf6a537ec1d77785a5117f73_L

Quando estiver em funcionamento, Hospital da Mulher terá capacidade para realizar 1.500 atendimentos por mês, em diversas especialidades(Fotos: Olival Santos)

Quando estiver em funcionamento, Hospital da Mulher terá capacidade para realizar 1.500 atendimentos por mês, em diversas especialidades(Fotos: Olival Santos)

Orçadas em R$ 24 milhões, as obras do Hospital da Mulher, estão a todo vapor. A unidade, que está sendo construída na Avenida Comendador Leão, no bairro do Poço, em Maceió, irá garantir maior conforto, segurança e um melhor atendimento às mulheres alagoanas, principalmente as gestantes de risco habitual.

Mesmo com as chuvas que têm caído nos últimos meses na capital, as equipes seguem com os trabalhos de adequação das estruturas. A previsão ´de que a unidade seja entregue no primeiro semestre de 2018.

Segundo o projeto arquitetônico elaborado pela Assessoria de Engenharia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital da Mulher irá contar com 100 leitos.

Para o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, a possibilidade de a sociedade acompanhar o andamento das obras, mostra, sobretudo, um novo momento em Alagoas, com a total transparência que os alagoanos merecem e precisam.

“As obras estão andando na velocidade que a saúde estadual precisa e, com isso, iremos suprir carências na assistência materna e infantil. Isso, porque iremos ampliar o atendimento obstétrico, pediátrico e ginecológico, além de oferecer partos de risco habitual para as futuras mamães de Alagoas”, garantiu Christian Teixeira.

“O Estado nunca teve um hospital direcionado para cuidar da mulher. No entanto, o governador Renan Filho tem procurado implantar novos serviços de saúde e construir unidades hospitalares para suprir a carência de leitos”, evidenciou o gestor da saúde estadual.

“Iremos construir mais uma unidade de saúde com os equipamentos mais modernos que existem no mercado. Este hospital será muito importante para Alagoas, porque nunca se teve uma estrutura exclusiva para cuidar da saúde da mulher de forma integral. Agora, em 2018, teremos a oportunidade e a alegria de proporcionar às mulheres alagoanas uma unidade hospitalar em que elas serão cuidadas e acolhidas em todas as suas necessidades”, ressaltou Christian Teixeira.

De acordo com o assessor de Engenharia da Sesau, Guilherme Soares, a nova unidade terá oito andares.

“Estamos concluindo a parte da estrutura de concreto e iniciaremos a parte de acabamento interno em agosto. Também iniciaremos o revestimento externo em cerâmica, o que tornará a obra mais resistente às variações de temperatura e, mesmo exposto ao sol e à chuva, não vai soltar da parede com facilidade”, explicou Guikherme Soares.

Estrutura

Os 100 leitos do Hospital da Mulher estarão divididos em Enfermarias, Centro de Parto Normal, Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e serviços de odontologia. Quando estiver em funcionamento terá capacidade para realizar 1.500 atendimentos por mês, nas especialidades médicas de obstetrícia, ginecologia (geral, climatério, infanto-puberal e colposcopia), neonatologia, infectologia, cardiologia, mastologia, endocrinologia, uroginecologia, reumatologia e dermatologia.

A unidade também irá contar com farmácia, ouvidoria, salas de vacina, de coleta de exames laboratoriais e de curativos, banco de leite humano, serviço de assistência ao climatério, ginecologia infanto-puberal, serviço de pré-natal de alto risco, serviço de planejamento familiar e uma agência transfusional.

O pavimento térreo será destinado aos ambulatórios, exames laboratoriais, mamografia e raios-X, enquanto o primeiro e segundo andares serão destinados para o estacionamento, com capacidade para até 70 veículos.

Testes

O Hospital da Mulher também irá garantir a realização de testes do olhinho, pezinho e orelhinha para todos os bebês que nascerem na unidade. Isso, porque, caso tenham alguma doença, os pequenos já sairão com o diagnóstico, aumentando as chances de cura, em razão da detecção precoce da anormalidade.