Geral

Ufal abre editais de concursos para docentes efetivos

14/06/2017
Ufal abre editais de concursos para docentes efetivos

Foram lançados pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) dois editais de concursos para docentes efetivos, as 49 vagas disponíveis serão distribuídas entre os campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Possuir no mínimo pós-graduação é um dos critérios estabelecidos para realizar as inscrições, a partir da próxima segunda-feira (19) até o dia 10 de julho. As taxas de inscrição têm preços a partir de R$ 60,63 e as isenções devem ser solicitadas até o dia 28 de junho.

Vagas para o interior

Para as sedes dos campi da Ufal no interior, em Arapiraca e Delmiro Gouveia, além das unidades de Penedo e Santana do Ipanema, serão distribuídas 25 vagas, sendo dez para professor auxiliar e 11 para adjunto.

As áreas de estudos contempladas para professores adjuntos são Macroeconomia; Geografia Humana e Econômica; Anatomia e Fisiologia; Patologia Humana; Saúde do Adulto 1 e 2 e Saúde Mental; Política da Educação; Produção de conhecimento e Administração Pública; Ecologia e Infraestrutura de Sistemas de Informação. Já para professores auxiliares as áreas são Cardiologia; Psiquiatria; Ginecologia; Obstetrícia; Medicina da família; Infectologia; Oftalmologia; Otorrinolaringologia; Hematologia e Hemoterapia; Endocrinologia e Pneumologia.

O edital completo pode ser consultado aqui.

Campus A. C. Simões

Como prevê o edital, as 28 vagas disponíveis serão destinadas para as unidades acadêmicas do Campus A.C. Simões, sendo três para professores auxiliares, quatro para assistentes e 21 para adjuntos.

A áreas contempladas para o concurso de adjuntos são: Experimentação Física e Matemática Aplicadas às Ciências Agrárias; Máquinas de Fluxo, Geração e Propulsão; Didática e Práticas de Ensino; Saneamento; Eletrotécnica; Instrumentação e Controle; Hematologia; Teoria Econômica; Gestão de Produção; Sustentabilidade; Dentística; Matemática Aplicada à Engenharia; Sistemas Embarcados; Histologia Tecidual e dos Sistemas; Biologia do Desenvolvimento; Filosofia Geral e Modernidade; Educação Musical; Teoria, Métodos e Historiografia; Interpretação Teatral; Análise, Álgebra, Geometria Diferencial e Sistema Dinâmico; e Química Inorgânica.

Para os candidatos a professor assistente as áreas exigidas nas provas serão: Engenharia de Transportes; Intervenção e Gerenciamento de Enfermagem no Processo Saúde; Língua Inglesa; Arquitetura e Urbanismo; Automação, Controle e Circuitos Elétricos; Ginecologia, Obstetrícia e Psiquiatria.

Após o recebimento de todas as inscrições, as homologações serão publicadas a partir do dia 13 de julho no site da Copeve, bem como o cartão de inscrição, que estará disponível a partir do dia 11 de agosto.