Cidades

Procurador Fábio Lins lança livro sobre vida de Graciliano Ramos na Administração Pública

07/06/2017
Procurador Fábio Lins lança livro sobre vida de Graciliano Ramos na Administração Pública
 Procurador Fábio Lins lança o livro “Graciliano Ramos e a Administração Pública, em Palmeira dos Índios (Foto: Cortesia)


Procurador Fábio Lins lança o livro “Graciliano Ramos e a Administração Pública, em Palmeira dos Índios (Foto: Cortesia)

Fábio Lins, membro da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas, lançou, nesta terça-feira, 06, o livro “Graciliano Ramos e a Administração Pública”, onde relata a vida do escritor como gestor da cidade de Palmeira dos Índios. A obra analisa o legado do escritor enquanto prefeito e servidor público.

Segundo Fábio Lins, Graciliano Ramos não foi apenas um dos grandes nomes da literatura brasileira. O livro analisa o desempenho de Graciliano Ramos à frente de cinco cargos públicos, ocupados na administração municipal, estadual e federal, evidenciando um gestor de características raras. “Além de ter incorporado no desempenho de seus cargos conceitos como os da transparência e da impessoalidade, décadas antes de serem consolidados na Constituição de 1988, Graciliano também foi um gestor em busca da eficiência e que agia com extremo zelo com os recursos públicos. Ou seja, não se trata apenas de reconhecer seu combate ao patrimonialismo (apropriação do público pelo privado), ao nepotismo (demitiu uma tia por falta de qualificação como professora), mas também o que chamamos hoje de foco no resultado com responsabilidade fiscal”, contou o autor em entrevista à imprensa.

A obra também centraliza suas maiores atenções, ao realizar comentários jurídicos à luz do Direito Administrativo moderno, nos famosos relatórios que o prefeito de Palmeira dos Índios escreveu ao Governador do Estado de Alagoas no final da década de 1920.

O lançamento da obra aconteceu nesta terça-feira, 06, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Palmeira dosa Índios.

Presente ao lançamento da obra, o prefeito Júlio Cezar destacou a importância de Graciliano ter destacado a transparência das leis na sua gestão à frente de Prefeitura de Palmeira dos Índios, em uma época em que essa lisura ainda não era tão contestada como agora. A Lei da Transparência foi sancionada nesta semana pelo prefeito.

Fábio Lins de Lessa Carvalho é natural de Maceió, 41, é mestre e doutor em Direito, professor universitário e advogado, atuando como procurador do Estado de Alagoas. Este é o seu oitavo livro publicado. Suas outras obras são “Direito dos concursos públicos: instrumentos de controle interno e externo” (2017), “Direito Administrativo Inovador” (2015), “Concursos Públicos no Direito Brasileiro” (2015), “Principiologia do concurso público. Elementos para a formação de uma teoria geral“ (2015), “Igualdade, Discriminação e Concurso Público: Análise Dos Requisitos Aos Cargos Públicos No Brasil” (2014), “Acceso Igualitario a la Función Pública – Consideraciones sobre el Modelo Español de Selección de los Funcionarios” (2011, em espanhol) e “O Princípio da Impessoalidade nas Licitações” (2005).

Fábio Lins também tem um blog sobre Cultura e Viagens na internet.