Geral

Palmeira dos Índios sedia reunião da 2ª Macrorregião de Saúde

22/06/2017
Palmeira dos Índios sedia reunião da 2ª Macrorregião de Saúde

unnamed

O município de Palmeira dos Índios sediou hoje (22) a reunião do Comissões Intergestoras Regionais (CIR), da 2ª macrorregião de Saúde de Alagoas. O encontro, que aconteceu no Auditório da Fundanor, contou com a presença de gestores e coordenadores das 7ª, 8ª, 9ª e 10ª regiões de Saúde. Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest/AL) também participaram do encontro.

A secretária municipal de Saúde Kátia Born fez a abertura da reunião e salientou a importância da regularização da rede, para melhorar as parcerias e, consequentemente, a oferta da saúde pública nos municípios alagoanos. “É necessário que a pactuação dos municípios, em prol das melhorias na saúde pública, seja feita o mais rápido possível, pois a regularização da rede irá nos ajudar de forma macro. O atendimento melhora como um todo, seja na UPA, no Hospital e nas Unidades Básicas de Saúde ”, afirmou a secretária.

Durante a reunião, foram discutidos o trabalho infantil e a saúde do trabalhador no Estado. De acordo com relatório levantado pela Sesau houve uma queda significativa na redução do trabalho infantil entre os anos de 2006 a 2015. De um pouco mais de 100 mil casos, em 2006, foram notificados, recentemente, 32 mil casos.

Para a secretária, esses dados mostram a importância de campanhas educativas nos municípios. “Se cada Secretaria puder separar um pouco do seu tempo e planejar essas campanhas, certamente a saúde pública irá melhorar muito. A gente pensa que não, mas as pessoas se atentam para os chamados nas rádios, em carro de som ou aquele recado do agente de saúde. É preciso planejar e também trabalhar de forma integrada com outras secretarias, se for o caso”, salientou Kátia Born.