Alagoas

Ministro Marx e presidente do Iphan participam da entrega da requalificação do Largo do Carmo

24/06/2017
Ministro Marx e presidente do Iphan participam da entrega da requalificação do Largo do Carmo
Fotos: AssessoriaMarx Beltrão participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço

Marx Beltrão participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço

O ministro do Turismo Marx Beltrão participou na sexta-feira (23) da assinatura ordem de serviço para o início das obras no Largo da Igreja Matriz de Marechal Deodoro, com previsão de investimentos de R$ 3,8 milhões, acompanhando do prefeito Cacau Filho e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. Em seguida foi entregue a requalificação e urbanização do Largo do Carmo na ordem de R$ 2 milhões. Um trabalho conjunto com o governo federal através do PAC Cidades Históricas, por meio do (Iphan).

“Alinhar o patrimônio cultural como mais um produto na rota de destino turístico é agregar mais atrativo para os turistas que visitam Alagoas. Vamos desenvolver ações para ampliar o roteiro para o turismo religioso. É mais um atrativo para cidade, além de promover seu crescimento por meio da preservação e do uso sustentável do patrimônio cultual”, disse o ministro Marx.

De acordo com o prefeito Cacau Filho a obra já começa de imediato. Na primeira fase, será feita a parte de arqueologia, que é um estudo do solo e, à medida que for avançado, será feita a obra de saneamento, realizada pelo Estado e, logo em seguida, inicia a requalificação propriamente dita.

Em Alagoas, Marechal Deodoro e Penedo foram os dois municípios incluídos no Programa PAC das cidades históricas. Para Marechal, que foi a primeira capital do estado e possui relevante conjunto arquitetônico e urbanístico protegido pelo Iphan, foram selecionadas oito ações, previstas pelo governo federal. A requalificação do Largo do Carmo é a primeira delas a ser concluída.

A solenidade contou com as presenças do governador Renan Filho, deputado Sérgio Toledo, secretários de Estado Alexandre Ayres e Aparecida Machado, do vice-prefeito Walter Avelino, vereadores e secretários municipais.