Geral

Exército inicia montagem do Hospital de Campanha para atender vítimas das enchentes

03/06/2017
Exército inicia montagem do Hospital de Campanha para atender vítimas das enchentes

Estrutura móvel estará localizada em um terreno estratégico, a cerca de 20 km do Centro de Marechal Deodoro e Pilar, e a 30 km do Centro de Atalaia. (Fotos: Olival Santos)

Estrutura móvel estará localizada em um terreno estratégico, a cerca de 20 km do Centro de Marechal Deodoro e Pilar, e a 30 km do Centro de Atalaia. (Fotos: Olival Santos)

O Hospital de Campanha para atender as vítimas das enchentes de Marechal Deodoro, Pilar e Atalaia – municípios mais castigados pelas chuvas – começou a ser montado no final da tarde desta sexta-feira (2), no Polo Industrial de Marechal Deodoro, na antiga Fábrica Jaraguá. A estrutura deve ser totalmente erguida ainda neste fim de semana e, posteriormente, a unidade de saúde já irá começar a funcionar, segundo cronograma estabelecido pelo Exército Brasileiro.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, a implantação do Hospital de Campanha do Exército foi estratégica e a unidade será de grande importância para os moradores de Marechal Deodoro, Pilar e Atalaia.

“Graças à parceria com o Exército Brasileiro, o Governo do Estado não tem medido esforços para assegurar uma assistência qualificada às vítimas das enchentes. Estamos atuando para minimizar a dor e o sofrimento de centenas de alagoanos, que podem ser acometidos pelas doenças de veiculação hídrica”, salientou o gestor da saúde estadual.

A estrutura móvel estará localizada em um terreno estratégico, localizado a cerca de 20 km do Centro de Marechal Deodoro e Pilar, e a 30 km do Centro de Atalaia. Trazido de Recife, em Pernambuco, o Hospital de Campanha conta com 10 módulos e possui uma área total de 900 m², com capacidade para abrigar até 24 leitos de enfermaria, assegurando a assistência à população dos três municípios.

Segundo o tenente-coronel do Exército Brasileiro, Carlo Endrigo Nunes, o hospital irá atender moradores dos três municípios, uma vez que diversas unidades de saúde foram destruídas, alagadas ou tiveram seus equipamentos danificados. Trinta e seis profissionais irão atuar no Hospital de Campanha, sendo seis médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

“Além de atendermos à população que apresente outros problemas de saúde, também iremos nos concentrar nas doenças de veiculação hídrica. Uma vez que, após enchentes, geralmente aparecem surtos de diarreia aguda, leptospirose, hepatite A e as infecções respiratórias nos idosos”, salientou Carlo Endrigo Nunes.

Atendimento

O tenente-coronel do Exército Brasileiro informou que o Hospital de Campanha irá atender pacientes triados por profissionais da Atenção Básica de cada município. Os pacientes atendidos pela unidade e que necessitarem permanecer internados serão encaminhados para leitos do Hospital Geral do Estado (HGE) ou, no caso das vítimas de doenças infectocontagiosas, para o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), ambos em Maceió.