Geral

CSE de Palmeira dos Índios completa 70 anos de fundação

21/06/2017
CSE de Palmeira dos Índios completa 70 anos de fundação
CSE: 70 anos de história (Foto: globoesporte)

CSE: 70 anos de história (Foto: globoesporte)

O CSE foi fundado em 21 de junho de 1947, mas já existia desde 1945. O primeiro jogo foi disputado ainda em 1947, com um time formado por Dr. Pitta, Rosival Medeiros, Athaíde, Vanutério, Ercílio Luz, Luiz B. Torres, Antônio Maia, Luis, Firmino Passos, Pedro Horácio, Oscar e Nezinho (1/2 Tostão), entre outros. O primeiro presidente foi Nilo Barros.

A partir do ano de 1966 passou a disputar o Campeonato Alagoano da divisão principal. Na estreia, empatou em 0 x 0 zero com o CSA no Mutange. Em 1977, o CSE decidiu pela primeira vez o título do campeonato com o CRB. Houve um jogo extra, e o título acabou nas mãos do time da capital. No ano de 1987, um novo encontro das duas equipes e novamente o CRB foi o campeão.

Em 7 de maio de 1997, o CSE mudou de nome: de Centro Social Esportivo, passou a se chamar Clube Sociedade Esportiva. A medida foi tomada pelos dirigentes para livrar o clube das dívidas que tinha com o INSS e outros credores. Inclusive o Juca Sampaio foi doado à Prefeitura de Palmeira dos Índios para que não fosse confiscado.

Em 2002, o CSE voltou à divisão especial. E como o número 7 parece ser místico na vida do CSE, após uma má campanha no estadual de 2007, o tricolor palmeirense foi rebaixado para a Segunda Divisão do futebol alagoano.

Em 2009, voltou para a primeira divisão alagoana e mais uma vez fez uma campanha fraca, mas desta vez conseguiu se manter na primeira divisão e acabou rebaixando o tradicional CSA. O Artilheiro da equipe nesta temporada foi Rogério com 9 gols.

O CSE começou o Campeonato Alagoano de 2015 empolgado, goleando o Murici por 5 a 2 logo na primeira rodada e dois empates seguidos contra ASA, fora de casa, e CSA, no Juca Sampaio, ambos por 0 a 0. Entretanto a boa fase durou pouco, e o time de Palmeira dos Índios terminou como último colocado do primeiro turno. No segundo turno do campeonato, o CSE caiu no grupo B, ao lado de ASA, CRB, Santa Rita e Murici, e com uma grande campanha brigou por uma vaga nas semifinais, mas ficou em terceiro colocado do grupo.

Em 2016, esteve entre as piores equipes do Campeonato Alagoano, escapando do rebaixamento para a Série B do Estadual somente no quadrangular da morte.

O hino do CSE:

Sou tricolor, sou tricolor;

Com muita raça, muita fé e muito amor;

Sou tricolor sim eu sou de coração;

CSE tú és o nosso campeão!

Sou tricolor, sou tricolor;

Com muita raça, muita fé e muito amor;

Sou tricolor sim eu sou de coração;

CSE tú és o nosso campeão!

Joga pra mostrar como é;

É bola no chão é bola na rede é bola no pé;

Tua torcida grita com empolgação;

CSE tú és o nosso campeão!