Geral

Vitória sobre o ASA é referência para CSA reverter desvantagem na final

06/05/2017
Vitória sobre o ASA é referência para CSA reverter desvantagem na final

O CSA entra em campo neste domingo para decidir o Campeonato Alagoano em desvantagem. No Estádio Rei Pelé, o Azulão precisa vencer, no mínimo, por um gol de diferença para evitar o tricampeonato do CRB. O resultado não dá o título ao clube, apenas leva o confronto para a prorrogação. Para garantir a faixa de campeão estadual nos 90 minutos, é necessário vencer com uma vantagem de dois gols. O segundo duelo com o ASA na semifinal, assim, se tornou referência.

Os cenários são parecidos. Na semifinal do Alagoano, o CSA não venceu o primeiro jogo diante do ASA. Empatou o confronto por 1 a 1 e ficou em desvantagem para o duelo de Arapiraca. Foi preciso bater o rival fora de casa para garantir presença na decisão.

Escalação

O primeiro ponto a se observar na vitória do CSA sobre o ASA por 2 a 1 é a escalação. No primeiro confronto, Canindé preferiu colocar em campo uma equipe que jogava em função do centroavante, no caso Jeam. Apesar do gol de Thales no início da partida, o time azulino não se impôs, deu espaços para o rival e sofreu o empate ainda na estapa inicial. Em Arapiraca, o treinador optou por um time mais leve. Apostou num ataque veloz, com Vanger e Potiguar na frente, e Daniel Costa na armação para manter a bola nos pés dos azulinos. Na partida, o Azulão entrou com: Mota; Celsinho, Thales, Douglas Marques e Rafinha; Dawhan, Everton Heleno, Daniel Costa e Didira; Thiago Potiguar e Vanger.

A provável escalação que irá enfrentar o CRB é parecida. A principal mudança é a saída de Everton Heleno, suspenso pelo terceiro amarelo, para dar lugar a Marcos Antônio. A alteração dá mais poder de marcação à defesa, além da liberdade para os laterais Celsinhoe Rafinha atacarem pelas pontas. A estratégia para reverter a desvantagem deve ser essa.

Desempenho individual

O desempenho individual de pelo menos dois jogadores pode ser o diferencial para o CSA. Após cumprir suspensão, o goleiro Mota retorna ao time titular. Um dos destaque do Campeonato Alagoano, o jogador se tornou referência no elenco e, apesar do temperamento forte, tem ajudado o Azulão. Diante do ASA, ele defendeu uma cobrança de pênalti de Leandro Kível.

Além de Mota, espera-se que o meia Didira tenha uma boa atuação no domingo. Autor do segundo gol sobre o ASA (assista abaixo), o camisa 19 tem potêncial para decidir a parada para o lado azulino. Caso Canindé opte por Marcos Antônio na equipe titular, o meio-campo pode ter liberdade para criar as principais jogadas ofensivas diante do CRB. A responsabilidade sobre ele será grande.