Geral

Sesau realiza ações para lembrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

15/05/2017
Sesau realiza ações para lembrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial
Nos Caps, usuários desenvolvem atividades artesanaiS. (Foto: Olival Santos)

Nos Caps, usuários desenvolvem atividades artesanaiS. (Foto: Olival Santos)

Em alusão do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado na quinta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai desenvolver uma série de ações de conscientização. O objetivo é mostrar à sociedade a importância da luta antimanicomial, que visa desinstitucionalizar o tratamento de pessoas com transtornos mentais por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, Telma Cunha, a ação terá como tema ‘Há tanta vida lá fora…’. Ela lembrou que o cuidado com pacientes com transtornos mentais ainda é um assunto cercado de preconceitos na sociedade, por isso, a necessidade de investir no esclarecimento da sociedade.

“O paciente mental sofre um estigma social e precisa ser melhor entendido por todos. A informação é sempre a melhor alternativa para o combate ao preconceito, assegurando a qualidade de vida dessas pessoas”, explicou Telma Cunha.

Programação

As ações irão ser iniciadas nesta terça-feira (16), às 10h, no Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras, em Maceió, com exposição de trabalhos confeccionados por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de vários municípios do Estado.

Às 14h30, haverá uma apresentação teatral com usuários dos Caps. As ações irão ocorrer até às 17h, no primeiro piso do centro comercial, próximo à Loja Renner.

“É uma oportunidade única para os usuários dos Caps mostrarem seus trabalhos para um público maior, além de aumentar a interação com a sociedade”, destacou Telma Cunha, ao ressaltar que a luta antimanicomial visa levar os pacientes com transtornos mentais a saírem dos muros dos hospitais psiquiátricos.

Na quinta-feira (18) – Dia Nacional de Luta Antimanicomial – será realizada uma panfletagem a partir das 8h, no Calçadão do Centro de Maceió. Paralelamente, os municípios de Delmiro Gouveia, Passo do Camaragibe, Cajueiro, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Viçosa, Porto Calvo e Messias, Olho d’Água das Flores e Junqueiro também irão realizar atividades com os usuários dos Caps.

No dia 31 deste mês, a partir das 8h, será realizado o Seminário Saúde Mental e Trabalho, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro Poço, em Maceió. O evento possui tem como tema ‘A construção e a Consolidação da Política Pública de Saúde Mental e Economia Solidária’.

Na oportunidade, será realizada uma mesa-redonda sobre o Panorama de Reabilitação Psicossocial, organizada pela técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, Claudete Lins.

O seminário será concluído com a realização de uma oficina de trabalho, que tratará da elaboração de uma estratégia para a construção do Plano de Saúde Mental e Economia Solidária.