Geral

Secretário Luciano Barbosa elogia motivação de professores da rede estadual

04/05/2017
Secretário Luciano Barbosa elogia motivação de professores da rede estadual

O vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa,  durante a visita à Escola Estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios, elogiou o esforço e motivação dos servidores da educação para proporcionarem melhorias no ensino público de Alagoas.

 

A declaração foi feita durante uma reunião entre professores dos anos iniciais (5º) e finais (9º) das escolas da rede estadual ofertantes do ensino fundamental pela 3ª Gerência Regional de Educação (Gere). O encontro tem como objetivo promover a discussões dos planos de metas a serem desenvolvidos a partir do Programa Escola 10.

 

“Nós sempre sentimos uma animação muito forte e uma motivação ainda maior em saber que existe muita gente boa envolvida e comprometida em fazer educação no Estado de Alagoas. Nós vamos fazer de tudo, dentro das nossas possibilidades, para dar certo. Isto não é por mim e nem pelo governador Renan Filho, mas pelas nossas crianças”, afirma o secretário.

 

O titular da pasta explica ainda que a vontade coletiva, associada às estratégias do programa Escola 10, que visa à melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Alagoas, a partir da integração entre as redes estadual e municipais, trará os resultados esperados.

 

“Se houver uma vontade coletiva como a que está havendo, a mudança acontece. Educação é um trabalho de mutirão, não acontece sozinha. Temos que entender que o Escola 10 não trata de quantidade, mas, sim, de qualidade. Temos que oferecer essa qualidade de ensino, pois a escola pertence à sociedade, e é um equipamento público a serviço do povo”, saliente Luciano Barbosa.

 

Motivação

 

De acordo com os articuladores, professores, diretores e a gerente regional da 3ª Gere, Renilda Ribeiro, a motivação está sendo sentida em toda a rede pública de ensino. Renilda afirma que o apoio da Seduc tem sido fundamental para a nova fase em que a Educação estadual está se incluindo.

 

“Nós aprendemos a traçar as metas no curso ofertado pela Seduc, por meio da Fundação Lemann, onde, com planejamento, poderemos traçar uma melhor qualidade de ensino aos nossos alunos, melhorar a nossa proficiência e diminuir a evasão escolar”, explica a gerente.

 

Renilda afirma ainda que o diferencial do programa Escola 10 é a vivência ofertada pelo vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa. “O secretário está sempre presente e isso motiva muito a gente que trabalha com a educação. Para mim é inédito um secretário que esteja disposto a sair do gabinete para visitar alunos e professores em todo o Estado. O investimento financeiro realizado pelo Governo de Alagoas também é muito importante para o funcionamento do Escola 10”, diz.

 

Para a articuladora de Ensino da Escola Estadual Manoel Passos, também em Palmeira dos Índios, a visita do secretário às unidades é essencial, pois reacende a esperança do funcionário público. Ela afirma ainda que a escola já tem planos definidos para a nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017.

 

“Esse encontro é muito proveitoso, pois mostra que estamos traçando o caminho certo. E o Escola 10 veio para alavancar as ações da nossa Educação. Em relação ao Ideb, nossa escola tem tido um aumento considerável. Em 2013, a nota foi 1,7; já em 2015 subimos para 3,2. Para este ano pretendemos alcançar uma meta de 4,7, e eu tenho certeza que nós vamos conseguir”, afirma Daniela.

 

O otimismo toma conta de todo o município. Um exemplo é o depoimento da gestora da Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Celestina, Luci Souza de Menezes. “O Escola 10 está sendo muito bom, principalmente pelo trabalho realizado. Nós, das comunidades indígenas, estamos participando sempre das atividades para melhorar a situação do nosso ensino”, saliente Luci.

 

Agenda

 

As reuniões de socialização terão continuidade durante toda a semana. Nesta quinta-feira (4), além de Palmeira, pela 3ª Gere, ocorreram também em Penedo, pela 9ª, e na capital estarão reunidas a 4ª, 10ª e 13ª Geres, em evento no Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor), no Cepa.

 

Na sexta-feira (5), o processo será concluído com as exposições da 1ª Gere, no Cenfor/Cepa; 11ª Gere, em Piranhas, e 12ª e 7ª Geres em Rio Largo, na Escola Estadual Francisco Leão.