Artigos

O valor da água

12/05/2017
O valor da água

Como se sabe há vários prolóquios com a palavra água. Vejamos alguns exemplos: Enquanto o poço não seca não conhecemos o valor da água. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Quem não poupar água e lenha não poupa nada que tenha.

O objetivo deste artigo é dizer algo da importância da água em nossa vida. Vamos frisar que Palmeira dos Índios passa por dificuldade, dada à escassez do chamado precioso líquido.
O Brasil é um pais privilegiado sob o ponto de vista da água. Contudo a distribuição do precioso líquido não é uniforme; por esse motivo, em alguns lugares sobra água em outras há escassez. O Nordeste é a parte mais pobre nesse sentido.

Certa vez um cidadão espanhol disse que o governo brasileiro poderia resolver facilmente a questão da seca do Nordeste: enviar todos os nordestinos para o Amazonas. Deixemos de lado essa questão mirabolante.

Em Alagoas está havendo falta de água. Como preparar os alimentos? Além disso, a recomendação é que cada pessoa deve beber dois litros de água diariamente. E água para preparar os alimentos? Água para lavar a roupa? Água para limpeza da casa?

É certo que o planeta Terra possui muita água. Mas grande parte dessa água é salgada. Há quem afirme que do grande volume da água existente no nosso planeta apenas 2,3 é de água doce.
Não se pode negar que a água tem vital importância para todos os seres vivos. A nutricionista Ioná Zalcman chegou a dizer: “Vivemos semanas sem comida, mas nunca sem água”. Estou seguindo as pegadas da nutricionista Ioná, bem como alguns apontamentos de que disponho. Assim o faço, porque pode, pelo menos, servir de curiosidade.

Criancinhas que estão sendo amamentadas regularmente não necessitam de água. Contudo quando isso não mais acontece, é indispensável o uso da água e mesmo outros líquidos. É o que indicam os peritos no assunto.

A nutricionista e doutora em saúde Sueli Agostino Gimeno dá esta explicação: “A água é responsável por praticamente todos os processos que ocorrem no organismo, dede a circulação, a digestão e o transporte de substâncias, até a eliminação das toxinas. Tem também como função importante auxiliar na regulação da temperatura corpórea e isso acontece quando transpiramos. É o mecanismo que o corpo humano desenvolveu para se esfriar e manter uma temperatura adequada”.

O jornal Gazeta da Alagoas publicou um estudo sobre a água na capital do Estado. Eis aqui algo a esse respeito. Em alguns bairros a água não é apropriada para consumo. “A pesquisadora da Universidade faz um alerta importante diante do levantamento feito a partir das amostras analisadas. Da maneira como esta água é distribuída e chega aos moradores, jamais ela poderia ser consumida”.

Além do mau gosto, a água salinizada pode deixar consequências desagradáveis para o ser humano, em todas as etapas da vida: crianças, jovens, adultos e idosos.

Consoante os entendidos, se não for tratada a hipertensão arterial que a água imprópria para o consumo provoca, o paciente pode ter um acidente vascular e complicações no coração.
Imaginemos o que acontece não só na capital do nosso Estado mas no interior alagoano!