Política

Marx Beltrão comemora gestão ambiental para fomentar o turismo

09/05/2017
Marx Beltrão comemora gestão ambiental para fomentar o turismo
Fotos: AssessoriaMarx Beltrão comemora gestão ambiental para fomentar o turismo

Marx Beltrão comemora gestão ambiental para fomentar o turismo

“Turismo e meio ambiente andam juntos.” A declaração foi do ministro do Turismo, Marx Beltrão, em evento de entrega dos Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), nesta segunda-feira. Cerca de 15% das viagens no Brasil tem o ecoturismo e turismo de aventura como rota.

De acordo com o secretário estadual da Semarh, Alexandre Ayres, o trabalho conjunto com o Instituto de Meio Ambiente (IMA), já encerrou os lixões em 26 cidades alagoanas, representando quase um terço do estado contribuindo de maneira correta com a gestão dos resíduos sólidos. “O ministro Marx tem essa preocupação, pois temos cidades litorâneas com lixões a céu aberto isso afasta o cidadão, afasta o turista, seja ele brasileiro ou estrangeiro que vier conhecer as nossas belezas naturais. Com o apoio do ministro Marx abrindo as portas, em Brasília, nós temos certeza e a plena convicção de que conseguiremos avançar para tornar Alagoas um estado mais sustentável”, afirmou Ayres.

Em discurso o ministro do Turismo, Marx Beltrão, ressaltou condições mínimas a atividade turística para que ocorra em harmonia no ambiente onde é desenvolvida. “O turista, ao visitar um local, cria uma opinião a respeito da imagem que recebe. A limpeza urbana é um fator essencial à sustentabilidade e à permanência da atividade turística no local onde se desenvolve o turismo”, ponderou Beltrão. Marx ainda pontuou ações conjuntas entre poder público e privado, além da inserção da comunidade e meio ambiente como importantes para o turismo crescer de maneira correta, gerando empregos, renda, desenvolvimento da localidade.

Os PIGIRS ficaram mapeados em seis regiões: Região metropolitana, litorais norte e sul, agreste, bacia leiteira e sertão. O presidente do consórcio na região norte prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa, sempre enfatizou a preocupação com o lixão de Porto Calvo localizado às margens da AL 105 Norte. “Essa conquista é o trabalho de união de forças para preservação do meio ambiente da nossa região tão visitada. Vamos sanar os problemas ambientais e fortalecer o nicho de ecoturismo para o desenvolvimento do turismo na região”, concluiu o prefeito de Porto Calvo.