Geral

Exército reforça ações de enfrentamento à seca em Palmeira dos Índios

09/05/2017
Exército reforça ações de enfrentamento à seca em Palmeira dos Índios
Retorno do Exército ao município aconteceu após várias reuniões em Brasília para pedir que Palmeira dos Índios fosse reintegrado à Operação Carro Pipa (Foto: ideal MT)

Retorno do Exército ao município aconteceu após várias reuniões em Brasília para pedir que Palmeira dos Índios fosse reintegrado à Operação Carro Pipa (Foto: ideal MT)

Após três anos sem fazer a operação em Palmeira dos Índios, o Exército retomou as atividades em duas frentes: na recuperação e perfuração de poços e no abastecimento de água nas comunidades rurais. O Exército tinha deixado de atender a cidade por falta de apoio e, com isso, vários povoados ficaram sem fornecimento de água, em períodos de seca intensa e chuva escassa. Nesta primeira etapa, 25 comunidades serão beneficiadas e o Exército deve permanecer no município até o final do mês de julho.

Para o coordenador da Defesa Civil do Município (Comdec) Flávio Emílio, com o apoio do Exército, quase 100% das comunidades rurais estão abastecidas com água potável. “Além do Exército, também temos a parceria do município com a Defesa Civil do Estado, que também ajuda no abastecimento das comunidades, beneficiando cerca de seis mil famílias. Além da Operação-Pipa, o Exército também já desobstruiu quatro poços artesianos, sendo dois na Sementeira, um na Lagoa do Canto e outro em Canafístula. Além desses, outros quatro serão instalados em Palmeira de Fora, Buenos Aires, Tabacaria e Bebedouro (Chorador)”, disse Flávio Emílio.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, o retorno do Exército ao município aconteceu após várias reuniões em Brasília com o secretário Nacional de Defesa Civil (Sedec/MI), Wesley Felinto, para pedir que o município de Palmeira dos Índios fosse reintegrado à Operação Carro Pipa. “Depois de ida e vindas a Brasília conseguimos que o Exército retomasse as atividades na cidade. Os caminhões do Exército já começaram a levar água às comunidades que não eram atendidas pelo Estado e nem a Casal conseguia levar água. Os caminhões-pipa da prefeitura estavam socorrendo essas famílias, mas precisávamos de ajuda. É fundamental que o Exército se junte a nós por causa dessa dificuldade de água potável. A prefeitura alugou um manancial e o Exército dispõe os caminhões e os homens para ajudar não só na fiscalização, mas na distribuição da água nas comunidades”, destacou. “Isso mostra que estamos buscando os parceiros certos, na hora certa, para que a gente minimize o sofrimento do homem do campo e daqueles que precisam muito da água e que por conta da crise estão passando por dificuldades. A gente não para. Cada semana buscamos sempre um aliado e uma parceria, pois tudo que a gente fizer vai ser importante para socorrer o nosso povo, neste momento. Quero agradecer ao Exército pela compreensão e também fazer um agradecimento a todos os que colaboraram para que operação pipa fosse retomada”, finalizou.