Geral

Estatuto do Torcedor assegura realização do pré-Nordestão apenas a partir de julho

17/05/2017
Estatuto do Torcedor assegura realização do pré-Nordestão apenas a partir de julho

Pelo menos até a primeira quinzena do mês de julho deste ano, a chamada fase preliminar da Copa do Nordeste de 2018 não poderá ser realizada. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para respeitar um dispositivo contido no Estatuto do Torcedor, a competição só poderá ser realizada 60 dias após a divulgação do regulamento oficial, fato que aconteceu na última sexta-feira (12). Dessa forma, o pré-Nordestão só deverá ser disputado após a primeira quinzena de julho, se assim for do entendimento da entidade.

Em uma publicação feita através de seu site oficial, a CBF trouxe detalhes sobre as mudanças na disputa da Copa do Nordeste, especificamente falando sobre essa nova fase que foi inserida no calendário da competição do próximo ano.

– A Diretoria de Competições da CBF divulgou, na última sexta-feira, o Regulamento Específico da Copa do Nordeste 2018. O documento foi publicado com maior antecedência para possibilitar a realização da nova Fase Preliminar (seletiva) no mês de julho de 2017, respeitando-se assim os 60 dias regulamentares para o início da Copa com relação à publicação deste regulamento – explica a publicação da Confederação.

Como interessado direto na disputa da seletiva, o Treze enviou seu diretor de futebol, Fábio Azevedo, que viajou acompanhado do presidente da Federação Paraibana, Amadeu Rodrigues, ao Rio de Janeiro para tentar pegar alguma informação oficial sobre as datas da disputa. Inicialmente, chegou a ser comentado que os jogos aconteceriam nos dias 24 e 31 deste mês.

A fase seletiva para a Copa do Nordeste de 2018 vai envolver, além do Treze (vice-campeão paraibano), também o Globo FC (vice-campeão potiguar), o CSA (vice-campeão alagoano), o Itabaiana (vice-campeão sergipano), o Flu de Feira (terceiro colocado baiano) e o Santa Cruz (terceiro colocado pernambucano). O vice-campeão do Piauí (Altos e Parnahyba fazem a final nesta quarta-feira) e o vice-campeão do Maranhão (o estadual de lá está parado por força da justiça desportiva) completam as oito equipes que devem se enfrentar em quatro jogos de mata-mata.