Geral

Revista Graciliano chega às bancas de Maceió em dose dupla

07/04/2017
Revista Graciliano chega às bancas de Maceió em dose dupla
Nova Revista Graciliano chega às bancas e nas principais livrarias de Maceió. Divulgação

Nova Revista Graciliano chega às bancas e nas principais livrarias de Maceió. Divulgação

Já se encontra nas bancas e nas principais livrarias de Maceió a nova edição da revista Graciliano sobre Fotografia Alagoana, contendo ensaios fotográficos de nove artistas. Na próxima semana, sai mais outra edição sobre Arte Popular de Alagoas, com extensa reportagem sobre os grandes mestres escultores da madeira e da cerâmica que fazem sucesso no mercado de arte nacional e internacional.

Na edição número 29, sob o título de Instante Capturado, a Graciliano traz ensaios visuais assinados por: Celso Brandão, Felipe Brasil, Flávia Correia, Francisco Oiticica, Juarez Cavalcanti, Maíra Vilela, Renata Voss, Ricardo Lêdo e Roberto Fernandes. O conteúdo da publicação conta também com entrevista do renomado fotógrafo francês, Pierre Devin, fundador do Centre de la Photographie-Nord Pas de Calais.

No número 30, a revista Graciliano mergulha no mundo imaginário dos escultores da madeira e da cerâmica, mostrando como trabalham mais de trinta artistas, nos principais centros produtores de arte popular do estado, como a Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar; Boca da Mata; Lagoa da Canoa; Arapiraca; Porto Real do Colégio e Maceió.

Nomes que hoje brilham nas galerias de arte do país, e com obras no exterior, como Resêndio, mestre Dedé, Aberaldo, Eraldo, Petrônio, Vieira, Vavan, André da Marinheira; João das Alagoas e Sil; as irmãs Petuba, de Arapiraca; Chico Cigano, de Batalha, Arlindo, o “rei” na arte de esculpir em palito de fósforo, entre outros mais. Nesta edição há ainda um mapa-roteiro encartado para quem quiser se aventurar a conhecer os mestres em seus ateliês. No verso do mapa, um pôster com fotos assinadas por Celso Brandão, dos pioneiros da arte popular alagoana.

“Realizamos um novo projeto gráfico e editorial, com primazia para a qualidade da edição e da impressão, escolhendo temas relevantes e palpitantes, com aprofundamento dos textos e da fotografia. Hoje, com certeza, podemos celebrar o fato de que a revista Graciliano está entre as melhores publicações culturais do Brasil”, assinala o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Marcos Kummer.