Geral

Premiê britânica May tenta atenuar ambiente com União Europeia antes de negociações do Brexit

27/04/2017
Premiê britânica May tenta atenuar ambiente com União Europeia antes de negociações do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na quarta-feira, que busca uma “relação especial e profunda” com a União Europeia, tentando atenuar a atmosfera antes do início das conversas formais sobre a saída do Reino Unido do bloco.

Após um jantar em sua residência oficial na Downing Street com o principal negociador do Brexit da União Europeia, Michel Barnier, e seu correspondente britânico, David Davis, ambos os lados disseram que a reunião foi “construtiva”, mas ofereceram poucos detalhes.

Os quatro têm sido cuidadosos nas últimas semanas para não pesarem o clima antes das conversas do Brexit, deixando os mercados financeiros e líderes empresariais em suspense sobre o ambiente dos encontros, à medida que as linhas de negociação são delimitadas antes das complexas negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia, de acordo com a decisão do referendo do ano passado.

“A primeira-ministra teve uma reunião construtiva nessa noite com o presidente Juncker da Comissão Europeia”, disse em comunicado um porta-voz de May. “De acordo com o ofício de notificação do Reino Unido sob o Artigo 50 (sobre a saída da União Europeia), ela reiterou o comprometimento do Reino Unido em atingir uma parceria especial e profunda com a UE”.

A utilização cuidadosa das palavras contrasta bruscamente com os dias iniciais do mandato de May, quando ela irritou líderes da União Europeia ao tomar uma firma postura pró-Brexit para conquistar a liderança do governista Partido Conservador e, segundo ela, para executar a vontade do povo. As informações são da agência de notícias Reuters.

 

Maioria dos britânicos lamenta

 

A France Presse divulga uma pesquisa em que a maioria dos britânicos diz lamentar o resultado do referendo de 23 de junho de 2016 a favor da saída da UE. A Pesquisa YouGov foi publicada nesta quinta-feira (27) pelo jornal “The Times”.

À pergunta “Acha que o Reino Unido teve razão ou se equivocou ao votar em deixar a UE?”, 45% das pessoas entrevistadas disseram lamentar o Brexit. Outras 43% aprovam a saída e 12% estão indecisas.

A pesquisa foi realizada na terça e quarta-feira com uma amostra de 1.590 adultos.

“É a primeira vez que uma maioria diz que o referendo terminou com um resultado ruim”, ressalta o “The Times”, estimando que a questão “ainda divide o país”. No referendo, 52% dos eleitores britânicos se pronunciaram a favor da saída do país da União Europeia.

A pesquisa também indica que 85% das pessoas que votaram para deixar a UE seguem satisfeitas com sua escolha, enquanto 89% dos pró-europeus pensam ainda hoje que o referendo deveria ter terminado com um resultado diferente.

Quanto às consequências econômicas, 39% dos entrevistados acreditam que o Reino Unido fora da UE terá uma situação pior que dentro da UE. E 28% acreditam que, pelo contrário, as finanças do país melhorarão.

Além disso, 36% dos britânicos pensam que seu país terá menos influência no mundo após o Brexit, enquanto 19% acreditam que terá mais influência.