Geral

Fórum discute saúde materno-infantil, nesta quarta-feira, em Arapiraca

05/04/2017
Fórum discute saúde materno-infantil, nesta quarta-feira, em Arapiraca
Reprodução

Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde realiza o I Fórum Municipal Materno-Infantil da Atenção Básica, nesta quarta-feira (5), no Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA), com profissionais de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS)

A programação do fórum teve início às 8h, com a participação de Aurélia Fernandes, secretária Municipal de Saúde, e segue até às 16h, com as coordenadoras Maria Luiza Bezerra – Saúde da Mulher – e Lousanny Caires – Saúde da Criança.

Na abertura, a secretária Aurélia Fernandes destaca a importância da realização do fórum para que a equipe da Secretaria de Saúde possa, junto aos profissionais, discutir ações e traçar metas para avançar na qualidade dos serviços de saúde ofertados no município.

“O nosso desafio é que o usuário do serviço de saúde do município tenha o melhor atendimento. E para isso, é necessário que se estabeleça uma parceria entre a secretaria e os profissionais. Sendo assim, começamos pela valorização desse profissional. Com o fórum é possível discutir e avançar”, destacou, Aurélia Fernandes.

O fórum deve acontecer a cada três meses e, nesta primeira edição, tem o objetivo de apresentar políticas e programas de atenção à saúde da mulher, implantadas no município, para mais de 60 profissionais participantes, explicou Lousanny Caires.

“Neste primeiro momento, a programação é baseada em apresentação, onde a secretaria expõe o programa anual da saúde e os profissionais relatam a realidade das Unidades Básicas de Saúde. A ideia é, a partir desse momento, construir estratégias para ampliar e direcionar as ações”, destacou a coordenadora.

Entre os temas abordados: Programação anual de Saúde Materno Infantil; Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança; Rede Materno Infantil e Projeto de Olho no meu Bebê. Além da apresentação dos temas, os profissionais participam de oficina para a construção da Rede Materno Infantil.

“Acho importante a realização de eventos desse tipo, onde a secretaria expõe e também dá oportunidade para que os profissionais sejam ouvidos. Assim, é possível organizar melhor as ações, com base na realidade da secretaria e a apresentada por cada profissional das unidades de saúde, afirmou Paulo Alberto Leite, enfermeiro da Unidade Dr. Edler Lins, bairro Zélia Barbosa.