Geral

Forças apoiadas pelos EUA atacam Estado Islâmico na Síria

13/04/2017
Forças apoiadas pelos EUA atacam Estado Islâmico na Síria

Forças apoiadas pelos Estados Unidos que combatem o Estado Islâmico na Síria lançaram uma nova fase de sua ofensiva nesta quinta-feira (13), segundo comunicado dos militares. A base do grupo militante na cidade de Raqqa ainda não foi atacada, o que mostraria um aparente atraso na operação.

A campanha de múltiplas fases conduzida pelas Forças Democráticas da Síria, uma aliança composta por grupos de combate sírios curdos e árabes, foi lançada em novembro e tem como objetivo retirar os jihadistas de Raqqa, sua capital de facto na Síria.

Agentes da milícia curda YPG, componente importante das Forças Democráticas da Síria, disseram no mês passado que ataques na cidade de Raqqa começariam no início ou meio de abril.

Entretanto, a quarta fase da campanha visa enfraquecer economicamente o Estado Islâmico na área rural norte da cidade, segundo o comunicado. O comunicado não informou quando os ataques em Raqqa vão começar.

“Nós queremos libertar dezenas de vilarejos na área de Wadi Jallab e no interior norte e superar os últimos obstáculos para preparar o caminho para a operação de libertação da cidade de Raqqa”, disse o comunicado.

As Forças Democráticas da Síria já cercaram Raqqa pelo norte, leste e oeste.