Cidades

Alunos com deficiência física e intelectual encenam espetáculo Paixão de Cristo em Arapiraca

12/04/2017
Alunos com deficiência física e intelectual encenam espetáculo Paixão de Cristo em Arapiraca
Fotos: Lucas Ferreira/Coordenadoria de Comunicação de Arapiraca

Fotos: Lucas Ferreira/Coordenadoria de Comunicação de Arapiraca

Foram dois meses de ensaio intenso entre os alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado da Pestalozzi de Arapiraca (CAEEP) para a realização do espetáculo teatral Paixão de Cristo na tarde desta quarta-feira (12) no ginásio João Paulo II. O evento, que está em sua 5ª edição, contou pela primeira vez com o apoio da prefeitura do município, através da Secretaria de Educação.

Quarenta atores, na faixa etária entre treze e quarenta e oito anos de idade, participaram do espetáculo. Todos eles integrantes do grupo de teatro amador da instituição.

Eles se sentem altamente valorizados e é impressionante como incorporam os personagens, ficam felizes e dão o melhor deles”, comemorou a diretora Josete Miranda.

Outra novidade deste ano, foi que, graças ao apoio da prefeitura, a apresentação foi aberta ao público. As quatro últimas edições foram no próprio CAEEP, voltada exclusivamente a um público de 20 pessoas, entre amigos e familiares dos alunos. Hoje, mais de 100 pessoas compareceram, inclusive alunos de escolas particulares.

Cada entrada custou R$5,00 e a renda erá revertida para o acervo cenográfico do grupo de teatro amador do CAEEP.

O vice-presidente da Pestalozzi Arapiraca, José Lopes, prestigiou o evento.

Exibindo 12042017-DSC_0218.jpg

Familiares

A psicóloga Magna Barbosa, 50 anos, é irmã do aluno mais velho da turma, o Humberto César. Ao ser questionada sobre como se sente em ver o irmão desenvolvendo essa habilidade, ela disse que é prioridade. “Hoje à tarde eu tinha trabalho e cancelei justamente para estar aqui prestigiando este momento que é muito importante para eles”, disse. “Eles se veem como pessoas integrantes e se entregam totalmente a esse trabalho, então os familiares estarem presentes é fundamental”, afirmou.

Já a dona de casa Maria do Socorro Machado, mãe do José Antonio Silva Junior, 28 anos e associado a Pestalozzi a 15, contou que quando começa o período de ensaios ele muda a postura em casa e se sente um verdadeiro artista. “Chega em casa só sorrisos, todo suado e com muito orgulho diz que estava ensaiando. Se eu tirar ele disso aqui, aí pronto, acaba o mundo”, falou.

Exibindo 12042017-DSC_0222.jpg

 Pestalozzi

 A Associação é voltada para a saúde, onde são realizados atendimentos de fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento médico e tem, também, a parte escolar da instituição, que é o Centro de Atendimento Educacional Especializado da Pestalozzi de Arapiraca (CAEEP). “No Centro são atendidos 92 alunos advindos da rede pública municipal e a gente dá o apoio a esses alunos para que eles se desenvolvam na rede regular”, explicou a diretora Josete Miranda.

A associação também tem um anexo na Escola Pedro Surugay, onde funciona a educação de jovens e adultos com deficiência intelectual grave e severa.