Geral

Sesau orienta sobre a importância da saúde bucal durante a gravidez

13/03/2017
Sesau orienta sobre a importância da saúde bucal durante a gravidez

O período da gravidez é cercado de mitos e, para garantir que as mulheres mantenham uma boa saúde bucal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta sobre os cuidados que devem ser observados durante a gestação.

De acordo com a odontóloga Lourdes Mota, é preciso combater o mito de que a gestante não pode passar por um tratamento dentário durante a gravidez. “Durante os três primeiros meses o tratamento não é recomendado, assim como nos três últimos. Mas no quarto, quinto e sexto meses, a gestante pode realizar procedimentos de forma segura”, explica Lourdes Mota.

Outra crença falsa, apontada pela odontóloga da Sesau, é de que, durante a gestação, existe uma maior probabilidade de desenvolver cárie. “O problema está na falta de higienização adequada e não existe uma relação direta entre a gestação e desenvolvimento de problemas bucais, a exemplo da cárie”, salienta.

Um cuidado importante é com a nutrição durante a gravidez. Lourdes Mota lembra que uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e cálcio, é importante para todos e, principalmente, para gestantes, uma vez que ajuda no desenvolvimento do feto.

“A dentição é formada no terceiro mês de gestação e, por isso, é importante manter uma alimentação saudável para que a formação seja correta. O bebê recebe cálcio da mãe e, por isso, é importante uma alimentação rica nesse elemento”, destaca Lourdes Mota.

Cuidado Redobrado

A universitária Joyce Araújo, 19 anos, segue à risca as recomendações da odontóloga da Sesau. Isso porque, além de se preocupar com o pré-natal, não se descuida da saúde bucal e, nesse período, tem tomado todos os cuidados, principalmente com a alimentação.

Com dentes saudáveis, Joyce afirma que já procurou um especialista para fazer uma avaliação da saúde dos seus dentes. E, como tem o hábito de ir ao dentista, não foi necessário passar por procedimento, recebendo apenas orientações como manter a higiene e ter acesso a alimentos saudáveis.

“Cuidar dos dentes é importante, e na gestação é preciso redobrar os cuidados, tanto para saúde da mãe como do bebê. Por isso, procuro escovar os dentes corretamente mais de duas vezes ao dia e complemento com uso do fio dental, como também tenho evitado determinados alimentos, principalmente os que possuem açúcar e outras substâncias que influenciem na saúde dos meus dentes”, salientou a futura mamãe.