Cidades

Seprev orienta sobre riscos do alcoolismo no ambiente de trabalho

21/03/2017
Seprev orienta sobre riscos do alcoolismo no ambiente de trabalho

Dados preocupantes divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelam que o alcoolismo foi o principal motivo de pedido de auxílio-doença por transtornos mentais e comportamentais por uso de drogas em 2016. De olho neste problema, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vem visitando empresas para realizar rodas de conversas e dar orientações para os colaboradores.

Um exemplo disto, pôde ser visto nesta segunda-feira (20), em Arapiraca, quando psicólogos e assistentes sociais dos Anjos da Paz participaram de um encontro com os funcionários da empresa Asa Branca Distribuidora, onde foi discutida a importância do combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

“Momentos como este é importante para lembrar que as drogas prejudicam o desempenho dos colaboradores em suas funções laborais, além de que um dependente químico se torna mais vulnerável a acidentes dentro das empresas”, explicou o psicólogo e integrante dos Anjos da Paz, Ewerton Mike.

Segundo a gerente social da empresa Asa Branca, Lica Araújo, alguns funcionários da empresa já apresentaram quadro de alcoolismo e o encontro serviu para tirar algumas dúvidas e prevenir novos casos. “Este ano já tivemos um funcionário que nos procurou para ajudá-lo na luta contra o uso de álcool. Apesar de não ter chegado a afetar sua produtividade dentro da empresa, sentimos a necessidade de caminhar junto com ele nesta batalha”, disse.

Dados e Estatísticas

O levantamento do INSS, feito por meio da avaliação do Código Internacional de Doenças (CID), mostra um crescimento contínuo no número de pessoas que solicitaram o benefício devido a problemas com alcoolismo ou dependência em outras drogas. Somente nos últimos cinco anos, o número de benefícios concedidos a trabalhadores nessas condições dobrou.

“A dependência química é uma doença que vem crescendo cada dia mais. Trabalhos com a missão de reduzir estes números e ajudar na prevenção da violência”, disse Ewerton Mike.