Geral

São Bernardo será exibido hoje (29) no encerramento da Semana Graciliano Ramos

29/03/2017
São Bernardo será exibido hoje (29) no encerramento da Semana Graciliano Ramos
O filme é de 1971 é dirigido por Leon Hirszman. Reprodução

O filme é de 1971 é dirigido por Leon Hirszman. Reprodução

A programação da Semana Graciliano Ramos se encerra nesta quarta-feira (29) com a exibição do filme São Bernardo, baseado numa das obras do escritor alagoano. O longa-metragem será exibido no Cine Arte Pajuçara, às 20h. A programação faz parte das comemorações dos 200 anos da emancipação política de Alagoas.

“O Bicentenário está conseguindo agregar uma gama imensa e variada de programações que demonstram a riqueza cultural de Alagoas para fazer da comemoração um evento histórico que, desde o início, foi pensado para gerar resultados futuros, deixando um legado às próximas gerações”, afirmou o secretário de Comunicação Enio Lins.

O filme São Bernardo é de 1971, do gênero drama, dirigido por Leon Hirszman e com roteiro baseado no romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos. Foi filmado no município de Viçosa, onde Mestre Graça viveu parte de sua vida e trata da história de um mascate que consegue se transformar em um próspero fazendeiro, mas vive atormentado por obsessões e desconfianças.

Em 2015 a película ingressou na classificação realizada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como sendo um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

O longa-metragem também ganhou prêmios em festivais, entre eles o de melhor ator para Othon Bastos no Festival de Gramado, e o Prêmio Air France, em 1973, como melhor filme, diretor (Leon Hirszman), ator (Othon Bastos) e atriz (Isabel Ribeiro), além do Coruja de Ouro de melhor diretor e atriz coadjuvante (Vanda Lacerda).

O longa-metragem será exibido nesta quarta-feira (29), no Cine Arte Pajuçara, às 20h.

Semana Graciliano

A primeira etapa da Semana Graciliano Ramos, aconteceu de 20 a 24 de março, e contou com peças teatrais, filmes, e palestras fazendo alusão à vida e obra do escritor alagoano nos municípios que fizeram parte da trajetória de Mestre Graça : Palmeira dos Índios, Viçosa, Quebrangulo e Maceió.
Em palestra, Ricardo de Medeiros Ramos Filho, neto do autor, falou sobre “Graciliano e a Literatura” e Ney Sant’Anna Pereira dos Santos, ator e diretor e também filho do cineasta Nelson Pereira dos Santos que imortalizou as obras do escritor no cinema nacional, tratou sobre “Graciliano e o Cinema”.

O espetáculo teatral “Graciliano, um brasileiro alagoano – Memórias de Heloísa”, adaptação da obra do escritor alagoano e trechos do historiador Silviano Santiago, também fez parte da programação.

Os filmes Memória do Cárcere, Vidas Secas e São Bernardo foram exibidos para espectadores que lotaram as salas de cinema por onde passaram, nos quatro municípios.