Geral

Renan lidera reunião na AMA entre ministros e prefeitos de Alagoas

13/03/2017
Renan lidera reunião na AMA entre ministros e prefeitos de Alagoas
Fotos: Marcos CésarRenan lidera reunião na AMA entre ministros e prefeitos de Alagoas

Renan lidera reunião na AMA entre ministros e prefeitos de Alagoas

O senador Renan Calheiros (PMDB) liderou nesta segunda-feira, 13, uma importante reunião entre prefeitos de Alagoas e os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e do Turismo, Marx Beltrão, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Ao falar aos prefeitos, Renan reconheceu o momento de dificuldade que o País enfrente com uma grave recessão nos últimos três anos, atingindo diretamente a receita dos municípios.

Renan elogiou a política fiscal do governo Renan Filho, que em pouco mais de dois anos de gestão conseguiu equilibrar as finanças do Estado, mantendo as contas em dia “Quando o governador Renan Filho assumiu a gestão em 2015 em Alagoas, havia a maior proporção de despesa com pessoal e arrecadação e hoje Alagoas fez o dever de casa do ponto de vista fiscal e orgulha o Brasil pelo menos com essa recuperação”, disse Renan aos prefeitos.

O senador destacou a votação nesta terça, 14, do projeto da Repatriação, que destina parte do que for arrecadado pela União com os recursos do exterior para os estados e municípios brasileiros. A expectativa é de que o governo arrecade algo superior a R$ 30 bilhões nesta nova abertura. Na nova proposta, a alíquota do Imposto de Renda sobe dos atuais 15% para de 17,5% e o governo vai repassar 46% aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.

O projeto que será votado nesta terça pelo Senado é de autoria do senador, apresentado ainda durante sua gestão como presidente da Casa. “Esperamos que tenhamos os recursos suficientes tanto para o Tesouro Nacional, como para os estados e muito mais para os municípios. Muitos deles em 2016 só pagaram as contas, principalmente os salários graças a ajuda do governo federal com o repasse dos recursos da repatriação”, completou.

E mais uma vez, o senador alagoano se colocou à disposição da AMA e dos prefeitos para que o procurem em Brasília com as demandas dos municípios alagoanos. “Estarei em Brasília e aqui em Alagoas sempre à disposição de todos vocês para ajudar os municípios e o Estado em suas maiores necessidades. Disso tenham certeza e contem comigo sempre”, disse Renan.

Homenagem

Renan-AMA (7)Ainda na reunião, o senador Renan Calheiros, recebeu uma placa de agradecimento em nome da AMA e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) pelos relevantes serviços prestados quando presidente do Senado [Casa que presidiu durante os últimos quatro anos] em prol das lutas dos municípios brasileiros. A placa foi entregue pelo ex-prefeito de Jequiá da Praia e ex-presidente da AMA, Marcelo Beltrão, atualmente 2º secretário da confederação.

Asplana

Também foi entregue ao senador Renan, ao governador Renan Filho, aos ministros Helder Barbalho e Marx Beltrão, deputados federais presentes, um documento encaminhado por representantes da Asplana, que solicita apoio para os plantadores de cana de Alagoas. A categoria enfrenta dificuldades causadas pelo período de estiagem, o que ocasionou uma redução na safra e prejuízos financeiros principalmente para os pequenos fornecedores.