Geral

Programa Cidadania e Justiça na Escola promove palestra sobre violência contra mulher

30/03/2017
Programa Cidadania e Justiça na Escola promove palestra sobre violência contra mulher

Com o tema “Mulher tem direito a viver com segurança”, o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), do Poder Judiciário de Alagoas, promoveu uma palestra na manhã desta quinta-feira (30), para cerca de 80 alunos da Escola Estadual Mota Trigueiros, no bairro da Jatiúca.

A ação foi realizada no auditório da escola para os alunos do 9º ano, e teve a professora da Ufal, mestre em história social e coordenadora do núcleo temático Mulher e Cidadania da Ufal, Aparecida de Oliveira, como responsável para falar sobre o assunto. A coordenação das secretarias estadual e municipal de educação (Seduc e Semed) também colaboraram com a realização do evento.

Para a estudante Tereza Raquel, de 12 anos, as discussões são importantes para que cada vez mais as pessoas aprendam sobre os direitos que as mulheres têm. “Levar esse assunto às escolas mostra, para muitas cabeças limitadas, o que deve ser feito. Pois eu acho que ainda tem muita gente que pensa que pode fazer o que quiser com a mulher, e não é bem assim”.

 Tereza Raquel, estudante de 12 anos. Foto: Karina Dantas

    “O tema da violência contra a mulher é extremamente importante para esses jovens, porque é uma realidade que nós vivemos. É preciso que esses jovens tenham informação para buscar respeitar mais a mulher, não banalizar isso como uma coisa normal, e buscar se conscientizar, e conscientizar as pessoas com as quais eles vivem”, contou a servidora do Poder Judiciário de Alagoas, que atua no PCJE, Ana Valéria Pita.

A palestrante explicou que os jovens precisam buscar caminhos diferentes para que a cultura machista não seja mais cultivada. “Eu vejo a educação como uma ação de mudança social, é muito importante discutir sobre isso com os jovens nas escolas, porque possivelmente a gente pode estar contribuindo para que não tenhamos homens violentos”.

Calendário PCJE

A servidora Ana Valéria esclareceu que o calendário do PCJE de 2017 se iniciou com essa palestra, pois leva em consideração o início das aulas nas escolas municipais e estaduais, que somente começou a partir do final de fevereiro.

“Vamos buscar realizar atividades de forma mais sistematizadas e diversificadas, como palestras, cinema, Justiça Itinerante, caminhadas ecológicas e concurso de redação. Tudo para que o conteúdo que seja passado para esses alunos seja uma coisa prazerosa, de forma que eles tenham essa informação e conscientização de forma lúdica”, disse.