Geral

Preservação da memória: Graciliano Ramos é homenageado no Bicentenário de AL

22/03/2017
Preservação da memória: Graciliano Ramos é homenageado no Bicentenário de AL
Secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, abriu evento que homenageou Graciliano Ramos, com convidados ilustres em noite de preservação da identidade e memória do escritor e alagoano ilustre.  Thiago Sampaio

Secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, abriu evento que homenageou Graciliano Ramos, com convidados ilustres em noite de preservação da identidade e memória do escritor e alagoano ilustre. Thiago Sampaio

O Governo do Estado deu prosseguimento na noite dessa terça-feira (21) às comemorações sobre os 200 anos de emancipação política de Alagoas. No mês de março, o homenageado é o ilustre escritor alagoano Graciliano Ramos.

Após a abertura do evento, em Palmeira dos Índios, município onde o escritor foi prefeito, durante toda a semana a programação está voltada com a presença de Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano Ramos, e Ney Sant’Anna Pereira dos Santos, filho do cineasta Nelson Pereira dos Santos (que imortalizou as obras de Graciliano no cinema).

Na programação constam uma série de atrações, como palestras, exibição de filmes e preservação da memória do escritor.

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, representou o governador Renan Filho para homenagear os convidados em uma noite com foco na preservação da identidade e memória do escritor e alagoano ilustre.

Segundo Farias, a finalidade das comemorações do Bicentenário é deixar um legado para a educação dos alagoanos.

“Temos o compromisso de mantermos viva a memória de Graciliano Ramos e outros filhos da nossa terra, que tanto nos orgulharam em outrora e que serão homenageados ao longo de 2017, estudando-os sem datas predeterminadas, mas como gesto cotidiano, especialmente nas salas de aula de Alagoas”, ressaltou o secretário em sua fala, enquanto também agradecia a presença dos convidados de tamanha representatividade para Graciliano Ramos.

Igualmente escritor como seu pai e avô, Ricardo Ramos Filho falou em sua palestra sobre “Graciliano e a Literatura”.

 

“Graciliano Ramos foi mais do que o vovô, que minha avó Heloísa e meu pai contavam, já que ele faleceu meses antes de eu nascer. O mestre Graça é instrumento de estudo diário para mim. Foi tema do meu mestrado e agora também do meu doutorado”, ressaltou Ramos.

“Faço parte de um grupo na universidade, que se dedica totalmente a estudá-lo. Suas obras me acompanham a todo momento. Ser neto dele não é tarefa fácil, ainda mais tendo a mesma profissão. Venho consolidando meu trabalho como escritor, na literatura infato-juvenil e estou estudando a possibilidade de alguns livros de Graciliano poderem ser ilustrados para que o público infantil compreenda,” completou o neto do Mestre Graça.

Durante a programação da noite, Ney Sant’Anna também falou sobre Graciliano, mas sobre a ótica do Cinema. Ney é filho de Nelson Pereira dos Santos, cineasta que imortalizou obras do mestre Graça, como o filme “Vidas Secas”. Após as palestras houve a avant-première do curta “Um Ladrão”, adaptação do Livro “Insônia”, de Graciliano Ramos, dirigida por Nelson Pereira dos Santos, filmado em 1981.

Na ocasião, também houve programação da Semana Graciliano Ramos em Palmeira dos Índios. Lá foi encenada a peça “Graciliano, um Brasileiro Alagoano – Memórias de Heloísa”, com direção de Antônio de Campos, e com artistas alagoanos consagrados no teatro, fazendo parte do elenco, como Paulo Poeta, Arilene de Castro e Chico de Assis.

 

Até o dia 24 de março tem programação nas cidades que fizeram parte da vida de Graciliano Ramos. Confira a agenda:

 

PROGRAMAÇÃO

 

22, 23 E 24 DE MARÇO – PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Exibição dos Filmes:

19h Memória do Cárcere

19h Vidas Secas

19h São Bernardo

Local: Praça da Independência

 

23 DE MARÇO – VIÇOSA

Centro de Convenções

19h – Peça Graciliano um Brasileiro Alagoano – Memórias de Heloísa

Elenco da Peça: Paulo Poeta; Arilene de Castro e Chico de Assis.

Direção: Marco Antônio de Campos

Cenografia: Alberto Leão Maia (in memorian)

 

24 DE MARÇO – QUEBRANGULO

Centro Cultural da Cidade

 19h – Peça Graciliano um Brasileiro Alagoano – Memórias de Heloísa

Elenco da Peça: Paulo Poeta; Arilene de Castro e Chico de Assis.

Direção: Marco Antônio de Campos

Cenografia: Alberto Leão Maia (in memorian)

 

EXIBIÇÃO DOS FILMES – MACEIÓ

27 de março – 20h Memória do Cárcere – Cine Arte Pajuçara

28 de março – 20h Vidas Secas – Cine Arte Pajuçara

29 de março – 20h São Bernardo – Cine Arte Pajuçara

Local: Cine Arte Pajuçara